Quando a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus passar, muitas empresas vão querer – e precisar – saber o que as pessoas vão demandar em relação ao consumo. Será preciso ter agilidade para identificar as novas tendências e atender aos novos desejos, e uma pesquisa ágil é uma boa maneira para identificar estas mudanças.

A pesquisa ágil de mercado é uma abordagem tática que busca abordar a urgência gerada pela mudança de comportamento e pontos de vista dos consumidores, fornecendo insights e tendências em tempo real.

Ela substitui as campanhas de pesquisa de mercado historicamente demoradas por técnicas rápidas (“ágeis”) para identificar e corrigir lacunas no desempenho de uma empresa, a fim de gerar resultados e melhorar o ROI, um cenário extremamente necessário nos tempos desafiadores que virão.

Veja algumas técnicas usadas durante projetos de pesquisa de mercado ágil:

Pesquisa ágil – Pensando pequeno

Em vez de uma campanha de pesquisa de mercado em larga escala que leva muito tempo para desenvolver e executar, a pesquisa ágil divide as etapas de pesquisa em ciclos curtos (ou sprints) focados no que funciona e no que não funciona.

Se você está esperando até que uma campanha termine para tirar conclusões, geralmente está desperdiçando muito esforço e gastando tempo e recursos desnecessariamente.

Respondendo às mudanças organicamente

Como os projetos são pequenos e de curta duração, qualquer ação que não esteja produzindo resultados pode ser identificada rapidamente e os esforços podem ser redirecionados.

Por exemplo, pesquisadores ágeis frequentemente publicam vários tipos de postagens no blog e ofertas de conteúdo em seus sites para ver o que mais engaja os seus consumidores. Com base na avaliação rotineira de sua eficácia, eles podem ajustar as ações subsequentes para melhor atender seu público.

Se um tipo de conteúdo funciona, eles o capitalizam, fornecendo mais do mesmo. Se não está gerando tráfego, ou pior, se gerar uma resposta negativa do consumidor, os pesquisadores têm logo essa avaliação e mudam o rumo das campanhas.

Avaliação de dados sobre opinião

A pesquisa ágil se concentra mais no uso de fatos para conduzir as decisões. Ela busca continuamente feedback sobre os efeitos de quaisquer alterações e acompanha o ROI com base no conhecimento de experiências passadas, práticas recomendadas e dados quantitativos.

Colaborando para compartilhar inteligência

Os esforços tradicionais de pesquisa de mercado se concentram mais em um curso de ação singular gerenciado por pessoas que seguem uma cadeia hierárquica de comando, mas a pesquisa ágil faz uso de uma equipe colaborativa que compartilha informações.

É necessário que cada membro da equipe resolva os problemas em conjunto à medida que surgirem, enriquecendo o processo de tomada de decisão. A colaboração também acelera os tempos de resposta, permitindo que mais de uma pessoa assuma o comando, caso outra esteja ocupada.

Ganhando agilidade

Métodos de pesquisa tradicionais têm suas vantagens: eles já foram testados e comprovados. No entanto, métodos mais ágeis de pesquisa de mercado podem ser altamente benéficos quando se trata de prazos acelerados e correções de curso – e geralmente são uma solução muito econômica.

Então, como você torna a pesquisa de mercado mais ágil? Através da adoção de novas tecnologias e processos. Mais especificamente, com processos simplificados, tecnologia automatizada e painéis especializados.

Processos simplificados

Agilizar os métodos de pesquisa exige, em primeiro lugar, objetivos focados e ações iterativas para otimizar os processos. Em outras palavras, se você estiver tentando alcançar muitos objetivos ao mesmo tempo, uma metodologia ágil não funcionará. O objetivo é consolidar as etapas de pesquisa em pedaços pequenos que permitem que as ideias se desenvolvam umas sobre as outras.

Embora os relatórios sejam uma área que deveria ocupar mais tempo no processo de pesquisa, ainda existem maneiras de simplificá-los.

Por exemplo, a criação de um modelo de relatório com uma variedade de visualizações de dados em dashboards que exigem apenas atualização, removendo a tarefa de criar todos eles do zero a cada vez. Isso pode exigir um pouco de trabalho inicial, mas, uma vez feito, facilita a vida e permite que o pesquisador se concentre no que é mais importante: gerar insights.

Automação em pesquisa ágil

Além dos processos simplificados, com o aumento dos recursos de automação em todos os setores, a pesquisa ágil pode ser levada ao próximo nível.

O uso de soluções tecnologicamente mais avançadas para análise qualitativa na forma de processamento de linguagem natural é apenas uma das maneiras pelas quais a indústria de pesquisa de mercado já adotou práticas automatizadas. No Instituto QualiBest, oferecemos as soluções mais inovadoras do mercado, adequadas a cada tipo de necessidade.

Pesquisa ágil com painéis interativos

Usar processos simplificados e incorporar tecnologia automatizada só pode ir tão longe, tornando a pesquisa de mercado mais ágil, quando os respondentes podem ser facilmente acessados. Portanto, um componente final da pesquisa ágil são os painéis.

O uso de painéis especializados que sejam flexíveis e rápidos, mesmo quando se trata de atingir públicos de nicho, são essenciais para métodos ágeis. Nosso exclusivo painel conta com mais de 250 mil painelistas, permitindo diversas segmentações.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato