O que caracteriza a Geração Z? Nascidos entre meados dos anos 1990 até o ano de 2010, são multitarefas, competitivos, independentes e reais nativos digitais, de acordo com uma reportagem publicada pela Revista Forbes.

Hiperconectados são um dos maiores alvos do e-commerce, já que 53% dos jovens de 13 a 17 anos procuram os preços e variedades online antes de fazer suas compras, 2 em cada 3 adolescentes já fizeram compras online (1) e, até 2020, a Geração Z representará 40% de todos os consumidores (2).

E tudo isso em um piscar de olhos, conectados aos seus smartphones, dispositivo considerado como “melhor amigo” por 53%  desta geração   (3).

E como definir essa geração? Essas são suas principais características (4):

Pragmáticos – realistas ao extremo, práticos e buscam satisfazer suas necessidades financeira e de enriquecimento pessoal (nos campos emocional e sensorial). Eles são adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis, vivem de forma pragmática.

Indefinidos – para a Geração Z, o importante é não se definir. O “eu” é seu reino e seu lugar. Eles quebram e contestam vigorosamente todos os estereótipos e não ligam para definições de gênero, idade ou classe. Hipervalorizam o próprio eu e, por isso, desconstroem os rótulos, valorizando a identidade fluida. Exaltam a individualidade, entendem a diferença.

Selfies reais – o jovem da Geração Z se mostra por inteiro e sem máscaras. Eles são autênticos e espontâneos, expõem suas fragilidades e valorizam a transparência.

Comuna Holics – a Geração Z transita por múltiplas comunidades e gosta de fazer parte de diversos grupos. Não importa a ideologia ou a corrente de pensamento. Sempre há um ponto de conexão entre as pessoas. Por isso, os membros da Geração Z são radicalmente inclusivos, têm grande poder de mobilização e seus interesses se conectam amplamente com a diversidade.

O papel da mulher da Geração Z

Se a geração Baby Boomer começou a questionar o papel da mulher na sociedade, agora, com a Geração Z, a liberdade é um ideal. De acordo com a pesquisa “A flor deste botão: a novíssima geração das mulheres brasileiras”, desenvolvida pelo QualiBest, as entrevistadas afirmam com naturalidade que “lugar de mulher é onde ela quiser”, e lutam para por fim aos cerceamentos da sociedade.

Com um mix de técnicas e métodos de pesquisa e ferramentas digitais, a pesquisa identificou que essas mulheres da Geração Z gostam de experimentar, mudando a aparência, cabelos, roupas, e lutam por mais espaço e igualdade tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Cada vez mais flexíveis quando o assunto é estética e cada vez menos preocupadas com a opinião dos outros, essa nova geração de mulheres entende que não existe um padrão de beleza e que o denominado “feio” se dá apenas pelo olhar do outro. Afinal, o que é feio para uns, pode ser belo para outros, o que vai de encontro à  definição de“Indefinidos”, apontada pela McKinsey.

Como entender a Geração Z por meio da pesquisa de mercado

Seja  através em pesquisas qualitativas – que vão investigar comportamentos e atitudes com base em experiências – ou quantitativas – que vão identificar fenômenos com base em dados numéricos, a Geração Z pode facilmente ser alcançada por pesquisas digitais.

Ferramentas como  o diário virtual, que “ mapeia o dia” do entrevistado e  registra suas várias interações com o tema relacionado à pesquisa, funcionam bem para explorar hábitos e preferências diárias.

Ainda seguindo a linha do diário virtual, com o Mergulho Digital os entrevistados fazem vídeos com seus próprios celulares, mostrando o seu dia a dia e revelando suas opiniões sobre o tema investigado. Este material  em vídeo ajuda a  identificar atributos para uma pesquisa qualitativa ou ilustrar dados quantitativos de uma forma lúdica.

Até mesmo os grupos de discussão ganham formato digital, como comunidades online, um espaço customizado, como uma rede social, onde grupos trocam ideias, realizam atividades conjuntas e, com uma moderação qualificada e estratégica, entregam o resultado almejado. E claro que o clássico questionário estruturado online não poderia ficar de fora. Pesquisas mais dinâmicas, mais curtas e com questionários responsivos, 100% elaborados para celulares é o caminho ideal.

Conheça cada geração

Baby Boomers – 1945/1964

Idealistas: contestadores, ligados a causas sociais, fiéis ao seu ponto de vista

Geração X – nascidos nas décadas de 1960 e 1970

Materialistas: equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Geração Y – nascidos nas décadas de 1980 e 1990

Otimistas: informais, impacientes e imediatistas

Geração Z – nascidos a partir de 1997

Nativos digitais: inovadores, criativos, conectados e colaborativos

Geração Alpha – nascidos a partir de 2010

Referências: