A pesquisa é uma importante ferramenta para entender o mercado e os consumidores e definir estratégias empresariais, então, criar um bom projeto de pesquisa é fundamental, oferecendo uma visão ampla do negócio e todos os componentes que vão impactar na atuação da empresa, analisando o macro e o microambiente e oferecendo insights sobre:

  • Fatores que geram oportunidades
  • Ameaças externas, bem como setoriais
  • Perfil dos clientes e fornecedores
  • Pontos fortes e fracos da concorrência
  • Demanda de novos produtos e serviços
  • Produtos e serviços que podem ser melhorados

Uma pesquisa deve ser feita para verificar a viabilidade de uma hipótese. Até então, todas as ideias são hipóteses não comprovadas. É arriscado dizer que algo dará certo, trará mais resultados, se não há uma comprovação disso. Mas quais são as etapas que envolvem o desenvolvimento de um bom projeto de pesquisa, que vai entregar respostas precisas para os problemas e hipóteses?

Confira os 10 passos para criar um bom projeto de pesquisa:

1 – Identifique o tema, o problema e a sua justificativa

Sem problema não há pesquisa mas, para formular um projeto de pesquisa, em primeiro lugar, não se deve confundir tema com problema. O tema é o assunto geral que é abordado na pesquisa e tem caráter amplo. O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa. E a justificativa é a base do projeto de pesquisa, quando será defendida a necessidade da sua execução segundo a necessidade do negócio.

2 – Identifique os objetivos

Esse é o momento de definir o objetivo que você deseja alcançar. Pode ser para saber como os consumidores estão percebendo a sua marca, ou então procurar as causas da baixa aceitação de um produto. Tudo depende da situação.

Os objetivos dividem-se em geral e específicos:

Objetivo geral – O objetivo geral relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente é redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo.

Objetivos específicos – Os objetivos específicos definem os diferentes pontos a serem abordados, visando confirmar as hipóteses e concretizar o objetivo geral. Assim como o objetivo geral, os verbos devem ser utilizados no infinitivo. Alguns dos verbos utilizados na redação dos objetivos costumam ser:

  • ANALISAR
  • AVALIAR
  • COMPREENDER
  • CONSTATAR
  • DEMONSTRAR
  • DESCREVER
  • ELABORAR
  • ENTENDER
  • ESTUDAR
  • EXAMINAR
  • EXPLICAR
  • IDENTIFICAR
  • INFERIR
  • MENSURAR
  • VERIFICAR

3 – Defina uma abordagem

Depois de identificar a finalidade da pesquisa, é hora de estudar a melhor maneira de realizá-la. Quais os métodos mais efetivos? Que tipos de hipóteses podem ser criadas? Quais as melhores perguntas a fazer? Tudo isso deve ser considerado. Além disso, você precisa definir a forma de abordagem. Sua pesquisa será presencial ou irá utilizar ferramentas online como painéis, WhatsApp, entre outras? Outro ponto importante é escolher uma metodologia, mas essa opção vai depender essencialmente dos seus objetivos. A pesquisa de mercado pode ser qualitativa ou quantitativa.

 

Pesquisa qualitativa – privilegia informações não estatísticas que foram coletadas por meio de opiniões, observações de utilização, experiência e costumes. É caracterizada por questionários com perguntas abertas. Quer dizer, textos dissertativos a respeito do que foi questionado.

Pesquisa quantitativa – trabalha com dados estatísticos e indicadores numéricos. É caracterizada por respostas fechadas, por exemplo: “sim” ou “não”. A objetividade desse método faz com que o resultado seja apurado com mais agilidade. Nessa pesquisa é necessário definir o universo (público), pois é a amostra (fração do universo) que vai apontar a média geral.

Além disso, poderão ser utilizadas informações provenientes de fontes de dados primários (aqueles coletados durante uma pesquisa) ou fontes de dados secundários, que são aqueles já coletados, sistematizados e disponibilizados por governos e instituições relacionadas à área do negócio.

4 – Elabore os questionários

Essa etapa é uma das mais importantes, porque é o momento de montar os questionários com base nos problemas que foram identificados e focar no que se deseja descobrir. Além das perguntas, convém fazer o plano de amostragem e definir qual público investigar. Tudo isso é feito de acordo com o resultado das etapas anteriores e em parceria com os nossos especialistas.

Se a sua pesquisa for qualitativa, é uma boa oportunidade de descobrir a impressão que o consumidor tem sobre o seu produto. Se for quantitativa, você pode obter uma amostra representativa do seu mercado alvo.

5 – Determine o público alvo

Quem são os potenciais compradores ou as pessoas que compram o seu produto ou serviço? É preciso reunir um conjunto de informações a respeito delas, como faixa etária, sexo, estado civil, estilo de vida, necessidades, hábitos, entre outros detalhes que você considerar relevante para montar uma estratégia. Afinal, quanto mais você souber sobre o seu público, mais terá condições de compreender o comportamento de compra dele. Isso influencia positivamente na qualidade do relacionamento, além de aumentar as chances de engajamento com a pesquisa e a posterior fidelização do cliente.

6 – Monte um cronograma

No cronograma você dimensiona cada uma das etapas do desenvolvimento da pesquisa, no tempo disponível para sua execução.

7 – Defina o orçamento

Defina seu orçamento com base nos objetivos e nas melhores ferramentas para que possa obter os insights necessários para alavancar o seu negócio.

8 – Trabalhe na análise dos dados

Com a coleta de dados em mãos, é preciso saber o que fazer com ela. Normalmente, o material é organizado, agrupado e tabulado. Conte com o nosso time de analistas para transformar todos os dados em informações concretas. Dessa forma, você vai evitar interpretações falsas e uma série de outros problemas que afetarão as suas futuras tomadas de decisões.

9 – Registre as informações em relatório e gráficos

Os resultados da pesquisa devem permanecer organizados em forma de relatórios e gráficos de fácil assimilação. Assim, eles poderão ser consultados e analisados com mais agilidade em outras épocas. Considere que esse arquivo não é relevante apenas para o momento atual, mas um espelho para o futuro. É importante registrar as etapas de como se deu o processo, quantas pessoas foram entrevistadas, tempo de execução e colaboradores envolvidos.

10 – Hora de aproveitar os insights

Com os resultados, é hora de traçar um novo planejamento, definir objetivos, fazer orçamentos e viabilizar cronogramas do plano de ação que levem a melhorias e conquista de maior fatia de mercado. Reúna as áreas interessadas e defina quais serão os próximos passos para implantar ações estratégicas de acordo com os insights entregues pela pesquisa elaborada em conjunto com o Instituto QualiBest.