O desenvolvimento de projetos de pesquisa agile foca o equilíbrio entre a execução das tarefas e a flexibilidade de atender às suas necessidades com a mesma ou maior qualidade no menor tempo possível. Como isso funciona na prática? O agile baseia-se em pegar o desenvolvimento e dividi-lo em tarefas menores, que devem ser realizadas em ciclos. Ao fim de cada ciclo, uma parte do desenvolvimento é executado. E isso acontece sucessivamente até o alcance do resultado esperado.

E como esse cenário pode ser transportado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa? Veja abaixo os principais passos:

1 – Identificar os objetivos do método de pesquisa agile

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que um projeto de pesquisa agile é uma forma rápida de solucionar o problema do cliente, seja ele interno ou externo. O objetivo da metodologia ágil é garantir que todos os insights sejam usados, reduzir o tempo de desenvolvimento e focar na satisfação do cliente.

2 – Mapear o processo do projeto de pesquisa agile

Nesse segundo passo, cada estágio da pesquisa deve ser dividido em interações ou “sprints”. Após o primeiro sprint de pesquisa, o primeiro ciclo de desenvolvimento começa enquanto o segundo sprint de pesquisa ocorre. Os resultados do segundo sprint de pesquisa são então realimentados para o segundo ciclo de desenvolvimento, durante o qual o terceiro sprint de pesquisa ocorre e assim por diante.

Você estará efetivamente dividindo sua pesquisa de mercado em “partes”, cujos detalhes serão definidos pelos resultados anteriores do sprint e pelos requisitos de desenvolvimento. É fundamental mapear esses blocos, porque até mesmo a pesquisa agile precisa de uma estrutura.

Ao mapear o processo do projeto de pesquisa agile será possível:

  • Reduzir o desperdício de tempo – Pesquisa e desenvolvimento acontecem em conjunto
  • Reduzir o desperdício de recursos – A equipe de desenvolvimento é utilizada desde o início
  • Reduzir o desperdício de insights – Como ganhamos tempo na execução da pesquisa, temos ganho de insights por focarmos no que realmente é importante.
  • Reduzir o risco – O feedback interativo do cliente mantém o desenvolvimento em uma abordagem centrada – sem tangentes a serem corrigidas, sem interpretações errôneas, sem suposições no final de um projeto que teve que mudar um pouco na especificação devido a barreiras apenas detectáveis no meio do processo

3 – Fortalecer as equipes

Como se trata de uma grande mudança, é natural que os profissionais ainda não estejam completamente ambientados aos projetos de pesquisa agile. Para transpor essa barreira, os treinamentos são indispensáveis. E isso também vale para o cliente, que precisa entender como funciona o agile. Explorar a metodologia escolhida, apresentar os conceitos e realizar uma capacitação sobre o tema são ações fundamentais para obter o sucesso de atuação. É por meio desse ganho de conhecimento que o time ficará preparado para executar todas as tarefas de maneira completa e o cliente mais seguro sobre os resultados.

Por isso, é fundamental que a equipe esteja tão integrada quanto possível e possa trocar as informações necessárias para o sucesso. As reuniões contínuas, inclusive, entram nesse quesito. Além de tudo, a troca de ideias com o cliente precisa ser favorecida. Ele deve estar envolvido no processo de forma contínua, pois isso aumenta a qualidade.

Mas todos esses passos não significam que ser agile é desenvolver todo o projeto de pesquisa de maneira mais rápida. O que os projetos de pesquisa agile permitem é entregar valor mais rápido ao cliente, já que as metas são alcançadas em ciclos interativos e incrementais, o que traz flexibilidade e adaptabilidade ao processo. O projeto de pesquisa agile deixa muito mais claras e ajustáveis as definições do que será entregue a cada etapa.

Ao final, entre muitos benefícios que a metodologia agile traz para a criação de projetos de pesquisa, elencamos cinco deles:

  • Melhora a comunicação entre os membros do projeto
  • Aumenta a colaboração entre as pessoas envolvidas
  • Torna o ambiente mais dinâmico
  • Elimina burocracias desnecessárias
  • Aumenta as chances de agradar o cliente com o resultado final do serviço.