Com o desenvolvimento de inovadoras ferramentas de pesquisa on-line, o pesquisador ganha a capacidade de cruzar dados vindos de diferentes fontes, como painéis, questionários, redes sociais, vídeos realizados pelos próprios entrevistados, interações com o produto ou serviço, entre outras. E tudo de forma interativa, intuitiva e amigável, o que gera uma maior aproximação com a realidade e a rotina das pessoas.

A flexibilidade é uma das características dos modelos de pesquisa qualitativa on-line, quando todo o percurso investigativo pode ser  adaptado a cada etapa do projeto.

E os respondentes recebem estímulos de vários tipos, podendo ser visuais ou sonoros, por exemplo, que os incentivam a participar e geram mais engajamento com o tema.

Características das pesquisas qualitativas

A pesquisa qualitativa trabalha com sensações, descrições, comparações e interpretações, e possui as seguintes características:

  • Ocorre em um cenário natural, o que permite uma visão mais apurada do envolvimento com o objeto da pesquisa
  • A coleta de dados deve ser interativa e humanística, estabelecendo harmonia e credibilidade com as pessoas no estudo
  • Permite uma visão ampla dos fenômenos estudados
  • Pode anteceder uma pesquisa quantitativa, para trazer atributos reais de avaliação de uma marca, produto, etc, e também pode ser feita posteriormente a um estudo quantitativo, para trazer uma forma lúdica de apresentar os resultados e citações, por exemplo

Funcionalidades e vantagens das ferramentas de pesquisa on-line quantitativa

Ferramentas de pesquisas on-line inovadoras facilitam o diálogo e acompanham a evolução do consumidor. Conheça algumas das ferramentas on-line para pesquisas qualitativas usadas pelo Instituto QualiBest:

QTogether, nossa Comunidade online

Oferece um espaço customizado, similar a uma rede social, reunindo pessoas com interesse comum sobre um produto ou serviço, suportado por uma plataforma moderna e dinâmica, que estrutura o bate papo informal.

Vasiliki E. Calliyeris, Diretora Técnica do Instituto Qualibest, explica que “as comunidades de pesquisas on-line podem durar de 15 dias a meses, dependendo da quantidade de temas que se quer abordar. Podem começar com 15 pessoas e terminar com as mesmas 15, mas também podem iniciar com um grupo de 40 e terminar com outras 40 pessoas, dependendo do objeto a ser investigado e das técnicas de coleta que serão utilizadas. O dado varia desde uma opinião, uma descrição do comportamento acerca de um determinado produto, à co-criação de uma embalagem com mais apelo infantil, passando por tarefas realizadas pelos participantes”.

No estudo “Mães sem filtro”, por exemplo, 30 mães estiveram engajadas em uma comunidade digital por 12 semanas. A pesquisa foi baseada nos questionamentos, que foram transformados em tarefas, enviados por 21 clientes dos mais variados setores – produtos infantis, produtos de beleza, varejo, entre outros.

 QMergulho

Com essa ferramenta – um “mergulho digital” – os entrevistados revelam as suas opiniões sobre o tema investigado a partir de vídeos feitos no dia a dia, com seus próprios celulares. O participante tende a ficar mais à vontade e ser mais espontâneo, contribuindo para que os resultados tenham mais relação com a sua realidade. Assim, tem-se um entendimento de suas dores e alegrias  de forma dinâmica e ágil, mostrando os seus hábitos no uso das categorias-alvo do estudo.

Também é possível realizar o mergulho digital em formato de documentário, editado por cinegrafistas e produtores profissionais.

QBook, nosso diário virtual

Uma ferramenta que permite acessar de forma natural o entrevistado, que vai registrando ao longo do dia suas várias interações com o tema relacionado à pesquisa.

Com  o diário virtual, é possível acessar de forma natural e verdadeira o relacionamento do entrevistado com o tema, oferendo inputs não verbais como imagens, vídeos, fotos, músicas e aplicação de técnicas projetivas com abordagens especiais para investigação de valores e atitudes.

Conheça na prática

O QualiBest desenvolve estudos sobre diversos temas com objetivo de acompanhar mudanças de comportamento das pessoas e entender melhor seus hábitos, relações e desejos. Divulgamos esses estudos aos nossos clientes, promovendo o desenvolvimento contínuo do conhecimento do consumidor de diversos setores.

Estes estudos são nosso hub de inovação, onde envolvemos diversas áreas da empresa, testamos novas metodologias e hipóteses, além de envolvermos parceiros e especialistas no processo criativo e analítico dos estudos.

Nosso estudo sobre Geração Z, é uma excelente maneira de ver na prática como é usar um mix  de técnicas de pesquisa e ferramentas digitais em uma pesquisa de mercado.

Para esse estudo, a abordagem incluiu as ferramentas QBook, QMergulho, QTogether, pesquisa quantitativa online, QSocialmap (nossa análise de redes sociais), além de técnicas de pesquisa como a netnografia, que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na Internet e as dinâmicas desses grupos no ambiente on-line e off-line.  Baixe o estudo aqui para conhecer como estas ferramentas e metodologias foram aplicadas na prática.

Mas, apesar das facilidades oferecidas pelas inovadoras tecnologias, é fundamental compreender que todas as funcionalidades oferecidas pelas ferramentas de pesquisa on-line ao pesquisador não substituem a sua experiência na área investigada e em relação aos próprios procedimentos da pesquisa. O pesquisador é o grande gerenciador, avaliando as possibilidades de cruzamentos lógicos permitidos pelas ferramentas que oferecem uma nova lógica de investigação, de análise e de interpretação dos dados. Assim, aliando o fator humano à tecnologia, a pesquisa de mercado ganha maior capacidade de responder aos questionamentos dos clientes e seus resultados se transformam em inteligência de negócio e base para tomadas de decisão mais assertivas.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato