Em algum momento, durante as suas compras, você parou para pensar quais são as suas marcas favoritas quando o assunto é arroz, feijão, cerveja ou automóveis? Sempre que consumimos consideramos as principais marcas do produto em questão e toda vez que pensamos nessa resposta estamos falando de share of mind.

Por esse motivo é extremamente importante saber do que esse tipo de pesquisa diz respeito e quais são seus benefícios e nesse artigo do Instituto QualiBest você vai descobrir tudo isso.

O que é e quais os benefícios da pesquisa de share of mind.

Quanto maior for a frequência em que uma determinada empresa é citada por pessoas de diferentes espectros, maior será seu ranking e automaticamente a sua participação no mercado, se todos os players competissem em igualdade de preço e distribuição.

A pesquisa de share of mind tem como objeto descobrir qual o posicionamento da marca na memória dos consumidores, principalmente quando estão em frente as gondolas, famosos PDVs (Pontos de Venda).

A pesquisa busca responder perguntas como: qual a posição que uma marca ocupa na memória do seu público-alvo? Quais as plataformas de comunicação sua empresa precisa investir para chegar a determinado grau de lembrança? Qual a marca, do seu segmento, que ocupa a posição na qual você gostaria de estar? Entre outras.

A pesquisa possibilita medir qual a penetração (profundidade) com a qual um produto, marca ou empresa é lembrado.

Uma boa posição na lembrança, aliada à uma avaliação de imagem, pode trazer benefícios como:

  • Criar estratégias de marketing mais eficazes

A pesquisa ajuda a definir qual o seu market share (Fatia do mercado) na mente dos consumidores, o que pode ser fundamental para traçar estratégias de marketing mais assertivas e com um apelo maior e mais eficaz;

  • Saber qual a credibilidade da sua marca

A credibilidade da marca sempre vem a frente do próprio produto em si. É a credibilidade que permite que a empresa “A” venda o mesmo produto que a empresa “B”, porém com um preço superior.

Os consumidores irão dar preferência a todo o contexto social que envolve o consumo daquele item. fazendo com que não apenas o preço do processo de manufatura seja considerado.

A confiança do seu cliente está ligada a credibilidade e a pesquisa permite que você descubra o que precisa melhorar para fidelizar seu público;

  • Identidade de marca melhor estabelecida

A identidade é o que faz com que o cliente reconheça seus produtos e a empresa, sem necessariamente pensar na sua razão social. É o trabalho desenvolvido ao longo do tempo que inclui não apenas o logotipo da organização, mas seus valores, linguagem usada com o público, posicionamento de marca, entre outros aspectos.

A pesquisa share of mind (aliada à imagem de marca) vai ajudar a esclarecer qual a força que a sua identidade de marca possui entre os consumidores. Então fique atento.

Em outras palavras esse estudo permite que você conheça ainda mais o seu público e possa trabalhar para figurar entre as primeiras opções lembradas no maior número de mentes possível, se tornando assim a Top of mind do seu segmento.

Quer saber mais sobre como ter um posicionamento de marca de respeito e demais estratégias que irão te ajudar a se tornar a empresa líder do seu segmento? Então continue acompanhando o blog do Instituto QualiBest e qualquer dúvida basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.