Imagine a seguinte situação: depois de gastar infinitas horas de trabalho e dedicação para desenvolver uma ideia e passar por toda a burocracia necessária para tirar essa ideia do papel, finalmente você tem a sua empresa funcionando. Para muitos, essa sensação de realização costuma durar menos de dois anos. Uma em cada 4 empresas brasileiras fecham suas portas antes dos dois primeiros anos de funcionamento e metade de todas as corporações abertas encerram suas atividades em, no máximo, 5 anos.

Nesse momento, vem aquela famosa pergunta no valor de 1 milhão: O que é possível fazer para tentar evitar a falência precoce? Uma boa resposta é fazer uma pesquisa de mercado. Você sabia que elaborar uma pesquisa não é tão complicado como pode parecer? Um estudo de mercado tem como objetivo principal o levantamento de dados e informações específicas para dar maior embasamento a ações e iniciativas que tragam assertividade às estratégias de sua marca ou empresa.

Metodologias específicas

Esses levantamentos devem seguir métricas específicas, dependendo da sua área de atuação e das metas propostas. É verdade que a metodologia precisa ser a mais desenvolvida e detalhada possível, mas ao contrário do que muitos podem imaginar, toda empresa pode fazer uma pesquisa aprofundada. Normalmente, os custos de uma pesquisa online são bem baixos e não demandam tanto tempo de execução.

Entre as metodologias, podemos executar pesquisas exploratórias, descritivas ou causais:

  1. Pesquisa Exploratória

Esse tipo de pesquisa é bastante utilizado no meio acadêmico para apoiar estudos e tem como forte característica auxiliar a dar maior entendimento ao contexto que será analisado, ajudando a formular hipóteses. Por essa razão, a interferência do pesquisador é mais frequente. A pesquisa exploratória também é feita com muita frequência por meio de análise bibliográfica, ajudando a contextualizar o estudo dentro da literatura já existente, dando embasamento a argumentações mais críticas.

  1. Pesquisa Descritiva

Com papel de fornecer um panorama relacionado ao público, o perfil descritivo é bastante recomendado para fins estratégicos, especialmente relacionados a orientações de marketing e vendas, apesar de também ser muito utilizado em estudos acadêmicos porque usa metodologias que evidenciam comportamentos ou tendências. O melhor exemplo desse tipo de pesquisa é o Censo, realizado periodicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE). A maior diferença da descritiva e da exploratória, não há interferência do pesquisador porque não existe uma busca direta por respostas previamente elaboradas.

  1. Pesquisa Causal

A pesquisa de perfil causal tem um objetivo mais direto entre os estudos por estabelecer relações de causa e efeito entre variáveis que ajudam a entender como e por que certo fenômeno acontece. Bastante comum em pesquisas relacionadas à performance de marcas e produtos, a pesquisa causal serve para dar suporte a modelos estatísticos baseados em análises das respostas obtidas, normalmente através do uso de softwares de testes estatísticos para validar a amostra e as hipóteses levantadas com base analítica das informações. Pesquisas de satisfação também se utilizam desse perfil com bastante frequência.

Tire o melhor proveito de sua pesquisa de mercado

O mais importante para realizar uma pesquisa eficaz é ter uma predefinição bem clara dos objetivos. Existem diversos tipos de pesquisas de mercado e todas elas têm como premissas básicas o fornecimento de informações que ajudem as pessoas a tomarem decisões com mais segurança, com maior conhecimento de seu mercado, seu público-alvo e seus concorrentes.

Para realizar uma pesquisa bem-sucedida, é preciso ter certeza de quais são as informações a serem coletadas e para quais propósitos esses dados serão utilizados. Quer aprender a tirar o melhor proveito com sua pesquisa? Entre em contato com a nossa equipe.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato