Em 2019, os influenciadores digitais da terceira idade começaram a ganhar destaque no Brasil. Porém, a pandemia impulsionou ainda mais a ideia e pessoas com mais de 60 anos se inspiraram a criar conteúdo online. Mesmo plataformas tidas como para gerações mais novas, como o TikTok, passaram a ser espaço para esses senhores e senhoras compartilharem seu carisma. 

Os temas vão da moda à sexualidade, sem tabus. O mercado publicitário percebeu esse segmento e tem contratado cada vez mais essas pessoas para divulgar seus produtos na rede. Dona Dirce Ferreira, por exemplo, é uma enfermeira aposentada de 73 anos que fala sobre amor próprio e autoestima. Hoje com mais de 280 mil seguidores em seu Instagram, ela faz campanhas para diferentes marcas. 

Com o confinamento por conta da pandemia e sendo os idosos um grupo de risco potencial, criar conteúdo para a internet acabou se tornando uma válvula de escape para a saúde mental durante o isolamento social, como declaram muitos daqueles que iniciaram a vida de influenciador no período. 

*Clique aqui para saber mais sobre a relação entre a vacina e a infecção por Covid no Brasil

Os idosos realmente estão na internet?

A resposta é sim! Os idosos brasileiros estão na internet. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil utilizando a internet cresceu de 68% (2018) para 97% (2021). Com acesso principalmente pelo smartphone, a principal motivação é informar-se melhor, seguida por manter contato com outras pessoas e saber mais sobre produtos e serviços. 

Com a pandemia, o mundo se acelerou na digitalização e, claro, as pessoas acima de 60 anos também foram impactadas. Esse público usa a web principalmente para navegar nas redes sociais, o que soma 72%, mostrando ainda que o potencial dos influenciadores mais velhos de engajar pessoas é realmente grande.

Mesmo assim, é importante ressaltar que as gerações possuem motivações e contextos que divergem, impactando diretamente a maneira como escolhem aquilo que vão consumir, como mostra este artigo sobre as diferenças geracionais. 

Quer saber mais sobre o comportamento de compra dos idosos? Clique aqui e baixe nosso e-book gratuito.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato