Com o passar do tempo as estratégias que priorizam a experiência humana com o seu público têm sido o principal motivador de mudanças nas estruturas do mercado, fazendo com que o marketing conversacional tenha um destaque muito maior quando o assunto é se aproximar do cliente e criar conexões duradouras.

Como parte indissociável dessa metodologia temos o chatbot, presente em diversas etapas da jornada de compra do consumidor, devido ao suporte essencial que realiza através do autoatendimento. Então fique atento a mais esse artigo do Instituto QualiBest para entender o que é marketing de conversação e como adotá-la.

 Por que o marketing conversacional é indispensável para sua empresa?

O marketing conversacional pode ser resumido como uma estratégia pensada pelas empresas para se estabelecer uma conexão com seu público de maneira mais humanizada, ou seja, levando em consideração o fator humano de cada interação de negócios, para proporcionar uma experiência humana mais natural.

Ele funciona criando diálogos reais e únicos com cada indivíduo, um recurso possível graças ao chatbot. Em outras palavras, sempre que o cliente tem uma dúvida ou espera por uma atualização do status do seu pedido, por exemplo, ele pode interagir com uma inteligência artificial que irá fornecer as informações necessárias, buscando se assemelhar a máximo possível com uma conversa real.

Para se ter uma ideia da importância desse recurso, sempre que o consumidor brasileiro busca por suporte, 79% recorre ao autoatendimento, o que inclui chatbots, antes de procurarem o suporte humano, dados do estudo Global State of Customer Service, da Microsoft.

Mas o que faz o marketing conversacional indispensável?

São muitos os motivos e abaixo listamos alguns:

  • Geração de leads

O marketing de conversação é uma estratégia extremamente eficiente para atrair e nutrir novos leads, gerando ainda mais vendas. Isso acontece porque a IA é capaz de orientar esses potenciais clientes de forma a convertê-los e a ser familiarizar melhor com sua marca e propostas, além de coletar informações fundamentais para a geração de insights;

  • Maior engajamento

Com um contato humanizado e agradável a experiência do cliente é superior, uma interação inteligente que facilita o engajamento do cliente com a marca. A depender do canal de contato, Apps de mensagem, blogs, redes sociais, entre outros, os clientes deixam suas informações principais e esses dados são usados para entender o perfil do seu público-alvo para criar estratégias ainda mais assertivas;

  • Melhora a reputação da sua marca

Durante a interação o chatbot atende a dúvidas e complementa o processo de tomada de decisão do lead e toda vez que isso acontece, a sua empresa se beneficia com uma imagem, autoridade e reputação de marca mais fortalecida.

Como resultado, essa conversa reverbera também para contatos futuros e não apenas para uma compra específica, o que é fundamental para o processo de retenção e fidelização de clientes.

Além desses motivos, investir em uma estratégia de marketing conversacional ajuda na redução do ciclo de vendas, melhora o relacionamento com os clientes e aumenta a produtividade da sua equipe, através da automatização de tarefas que ajudam a eliminar filas de espera, por exemplo.

Dessa maneira é fácil entender as razões pelas quais você deve apostar nesse tipo de estratégia.

Para saber mais sobre o assunto e qual a melhor estratégia para a sua empresa entre em contato com o Instituto QualiBest e fale com um de nossos especialistas.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato