A análise de concorrentes é uma atitude essencial para inúmeras estratégias de marketing, pois se baseia no conhecimento detalhado das principais metodologias utilizadas para despertar o interesse, atrair, vender e fidelizar o consumidor, sendo a estratégia de conteúdo uma das principais vertentes dessa ideia.

O marketing de conteúdo é uma forma extremamente eficaz de atrair visitas orgânicas para o seu site, no entanto saber exatamente o que, e para quem direcionar determinados conteúdo pode ser um segredo que muitos de seus concorrentes já tenham desvendados e nesse artigo do Instituto QualiBest iremos mostrar como fazer parte desse grupo.

Como fazer análise de concorrentes?

Quando qualquer empresa entra no mercado, independente do seu segmento, sempre haverá dúvidas sobre como dar o primeiro passo e uma das atitudes mais comuns é olhar em volta para ver o que os seus rivais diretos estão fazendo.

Mesmo que inconscientemente, esse é o início de uma análise de concorrentes, por isso descobrir quem realmente está atrás do mesmo que você é uma maneira segura de seguir pelo caminho certo.

Contudo, não basta apenas olhar superficialmente é preciso se aprofundar nessa análise para ter acesso aos insights que mais fazem sentido para a sua realidade, seja qual for a estratégia que está tentando implementar.

Alguns passos fundamentais para a análise de concorrentes são:

  • Conhecer quem são os verdadeiros concorrentes

Pode parecer óbvio, mas toda empresa possui 2 tipos de concorrentes: os diretos e os indiretos. Os indiretos concorrem indiretamente, oferecendo produtos e serviços similares e como tal perseguem um público compatível, mas não exatamente o mesmo. Já os diretos são aqueles que oferecem os mesmos produtos e serviços e por consequência estão atrás do mesmo perfil de cliente.

Esse grupo de empresas deve ser aquele que você precisa se espelhar, pois muito provavelmente produzem o mesmo tipo de conteúdo que você planeja produzir, por se tratar de uma persona muito similar ou até mesmo idêntica a sua;

  • Monitore o tipo de estratégia que cada concorrente usa

Canais, tipo, quantidade de conteúdo, frequência de postagem e tópicos abordados. São esses os itens que você deve ficar atento sobre a estratégia da sua concorrência. O monitoramento dessas atividades pode ser feito de diversas maneiras, o importante é que os registros sejam preciso para facilitar uma análise posterior;

  • Qualidade dos conteúdos

Analisar a qualidade dos conteúdos é outro ponto importante, sua empresa pode se focar em abordar e se aprofundar em assuntos pouco referenciados ou esquecidos. Mas, sempre prezando pela qualidade de escrita para evitar uma penalização do Google (referente à análise de SEO);

Se valer da análise de concorrentes para melhorar a sua estratégia de conteúdo é um trabalho composto por diversas etapas e ferramentas que juntas podem trazer o resultado esperado, tais como: Google alerts, ferramentas de análise de SEO, como o Uberssugest e Google search console e Ahrefs e pesquisas de mercado – possivelmente a mais importante de todas – que permite receber dados e informações precisos para elaborar estratégias assertivas em qualquer estágio de campanha.

Para saber mais como utilizar essas estratégias em prol da sua empresa entre em contato conosco fale com um de nossos especialistas.