O tom de voz da marca é usado pelas empresas para chamar atenção dos seus clientes, por isso é necessário ter uma identidade definida, que abranja não apenas o visual das suas campanhas e produtos, mas também que se comunique com o público com certa personalidade, para que ela, se destaque das demais concorrentes.

O tom de voz é a forma como sua marca se dirige ao seu público e, como tal, influencia diretamente como os consumidores percebem a sua mensagem. Acompanhe esse artigo do Instituto QualiBest até o final para entender como definir o seu tom e alcançar ainda mais pessoas.

 

Qual a importância do tom de voz da marca e como defini-lo?

Como dissemos, o tom de voz da sua marca define não apenas a personalidade da sua empresa, mas também os seus valores e estabelece o padrão que será empregado em todos os pontos de contato durante a jornada de compra do cliente.

Mas qual é a sua importância?

  • Para 65% dos consumidores, o tom de voz ajuda a criar uma conexão emocional com uma marca, o que os faz sentir que a empresa se preocupa com eles;
  • Além disso, 64% dos consumidores acreditam que o tom de voz ajuda a construir uma relação de confiança mútua;
  • Aumenta a receita em 23%;
  • Cria uma imagem mais forte, sendo que 80% das pessoas que interagem com uma marca com um tom de voz forte tendem a lembrar dela com mais facilidade. Mas isso não é baseado apenas na linguagem usada, mas também na paleta de cores peças escolhidas para a comunicação visual.

Dados da pesquisa “How to define your tone of voice” realizada pela Semrush.

Já para definir o tom da sua marca você pode seguir os seguintes passos:

  • Crie uma persona

O uso de persona é crucial em diversas estratégias de marketing digital, isso porque ela ajuda a definir como um consumidor real agiria nos diferentes pontos de contato da jornada de compra.

Para isso é fundamental definir aspectos desse consumidor ideal, tais como: nome, idade, gênero, formação, área de atuação, hobbies, rotina, problemas que busca solucionar.

A partir disso, sua marca deve agir de modo a “cobrir” essas áreas e principalmente resolver as principais dores desse indivíduo;

 

  • Conheça seu público

Obviamente, para que a persona seja o mais fidedigna possível é necessário conhecer seu público e, portanto, é crucial saber não apenas quem eles são, mas também o que consomem, o que estão lendo, como se comunicam e quais canais de comunicação utilizam;

 

  • Saiba quais os valores da sua marca

Para que o tom de voz seja adequado, não basta apenas saber como o seu público pensa, mas também se isso está de acordo com os valores da sua marca. Por isso é importante responder a questões como: Por que a empresa foi criada, qual seu diferencial, o que ela representa e quais valores deseja compartilhar?

Por fim, é preciso definir como você deseja soar para seus clientes, um tom mais formal oferece uma sensação maior de profissionalismo e autoridade, mas normalmente peca com a falta de personalidade, o que gera certa indiferença e acaba por construir barreiras que dificultam a conexão com o cliente.

Já um tom mais casual emprega uma sensação maior de proximidade e personalidade, contudo se não for bem estruturada pode transparecer como falta de expertise.

Definir o tom de voz da sua marca estabelece um caminho claro que o impulsiona a frente da concorrência. É parte essencial de uma estratégia bem definida de conteúdo e é o que fará a sua marca parecer ainda mais autêntica para o seu público-alvo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue atento as postagens do Instituto QualiBest e para maiores informações basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato