O planejamento estratégico é uma importante ferramenta para o funcionamento e crescimento de sua empresa, independente do porte ou segmento.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 700 mil empresas são abertas todos os anos no Brasil. Desse número, a cada 10 empresas, 6 fecham as portas antes de completar cinco anos de existência. Entre diversas crises econômicas e instabilidades, o tempo de vivência médio dessas empresas oscilam entre 2 a 4 anos.

Além da crise econômica e desemprego, a desorganização interna também é um fator determinante que está relacionado ao fechamento prematuro dos negócios. O planejamento estratégico ausente ou construído e executado de forma ineficaz é um dos principais motivos de instabilidade que culminam no fechamento.

Para ajudar a entender esse cenário, nesse artigo do Instituto Qualibest você verá quais são os passos necessários para executar um planejamento estratégico sólido e como alavancar as ações e vendas da sua empresa.

Passos para colocar o planejamento estratégico em ação

O planejamento estratégico é um documento de função prática, uma ferramenta de organização que contempla todas as ações e objetivos de marketing da empresa. É preciso ter detalhes e objetivos esclarecidos para que sejam de fácil entendimento por todos os colabores envolvidos.

Uma vez que o planejamento estratégico esteja alinhado, é o momento de colocá-lo em ação. Confira os passos fundamentais:

  • Tenha paciência

Assim como organizar o planejamento estratégico, executá-lo também é complexo e necessita de paciência de todos os envolvidos. Esta é a etapa de reuniões para especificar e alinhar todas as informações e dúvidas sobre os objetivos, ações do plano estratégico. Crie um panorama e uma apresentação para mostrar todos os pontos necessários para todos os colaboradores;

  • Tenha disciplina

Comprometimento é a palavra que define a execução do planejamento estratégico. Nem sempre é preciso ou possível seguir à risca a estratégia original. Por isso, estabeleça metas e faça a divisão entre os colaboradores para que o planejamento tenha andamento;

  • Escute seus colaboradores

Mesmo com todas as pesquisas e criação de estratégias, nem sempre todas as ações podem funcionar para os colaboradores, e isso pode causar problemas de comunicação e consequentemente ter um impacto negativo na performance de vendas. Por isso, é fundamental ouvir o feedback interno de quem está na linha de frente das ações, a fim de moldar um planejamento estratégico mais assertivo;

  • Escute os consumidores

Se o seu objetivo é vender e atender às necessidades do seu público, então peça o seu feedback e anote todas as informações relevantes para descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos;

  • Recompense quando atingir os resultados

Motivar os colaboradores que materializaram o seu planejamento estratégico e obtiveram resultados é tão importante quanto definir e delegar as demandas;

  • Faça pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é fundamental para criar um planejamento estratégico baseado em insights precisos e qualificados, além disso ela deve ser repetida em diversos momentos para manter as ações sempre atualizadas.

O Instituto QualiBest é a empresa certa para realizar uma pesquisa de mercado para a sua empresa, independente do porte ou segmento. Mais do que coletar dados, transformamos informações para o sucesso de sua empresa. Entre em contato conosco para mais informações e fale com um de nossos especialistas.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato