Se você está trabalhando para o crescimento da sua empresa no mercado, pela criação ou inovação de um produto ou serviço, a pesquisa de mercado é a melhor ferramenta para entender quais são as principais necessidades e desejos do seu cliente para que assim, você possa descobrir onde, como e com que frequência investir em suas campanhas, por isso conhecer os tipos de pesquisa de mercado é essencial.

Ao ouvir falar sobre a pesquisa de mercado pela primeira vez, é extremamente comum pensar que seja algo tão complexo que seja feito apenas por grandes empresas e que você não tem receita suficiente para investir. Mas isso não é mais assim.

Antes que a internet atingisse a penetração no dia a dia do brasileiro, como é atualmente, esse tipo de recurso, poderia sim ser algo fora de questão para o pequeno empreendedor, principalmente por que o esforço e recursos necessários para alcançar os resultados esperados eram muito maiores.

Porém, atualmente, com o avanço da tecnologia e o acesso democrático as mais diversas regiões do país, os diferentes tipos de pesquisa de mercado online passaram a ser possível para qualquer empresa, independentemente do seu porte. Hoje é possível realizar estudos de maneira rápida e precisa, coletando todos os dados necessários para investir nas mudanças do o seu negócio procura.

Para ilustrar melhor essa história, nesse artigo do Instituto Qualibest você vai conhecer os principais tipos de pesquisas de mercado online e como elas se adaptam a realidade de cada um. Então acompanhe essa leitura até o final e não perca nenhum detalhe.

Por que Fazer Pesquisa de Mercado?

Antes de saber os tipos de pesquisas de mercado online é necessário entender a importância que elas possuem. Seja para vender doces caseiros, imóveis ou roupas de bebê, você precisa compreender o comportamento do seu consumidor em cada etapa da sua jornada de compra para acertar nas campanhas de venda, promoções para reposicionamento no mercado, no pós-venda e obviamente, para faturar mais.

A pesquisa de mercado consiste em questionário com perguntas que envolvem assuntos relacionados ao seu produto e serviço para entender quais são os pontos fortes e as fragilidades da sua marca e assim fortalecê-la após a análise dos dados coletados.

De modo geral, existem dois tipos de pesquisa de mercado:

  • pesquisas qualitativasutilizada principalmente para estudos que não possuem dados anteriores, quando a empresa necessita de um “norteador” para direcionar as melhores decisões para a sua campanha. Por esse motivo, esse tipo de estudo é caracterizado por não conter um roteiro fechado, utiliza-se de perguntas abertas que podem ser alteradas ao longo da entrevista, o que por consequência requer um entrevistador mais experiente;

 

  • pesquisas quantitativasé um método de estudo prático, que visa traduzir os dados e informações obtidos em números ou porcentagens, para que seja possível alcançar uma resposta conclusiva sobre determinado assunto. Elas descrevem de forma factual os dados, diferentemente da pesquisa qualitativa que busca entender as motivações por traz de determinados comportamentos. Por esse motivo, essas pesquisas são compostas por perguntas fechadas, não dão abertura para interpretação.

Esses dois tipos podem ser usados sem discriminação nos mais diversos tipos de pesquisa de mercado online, gerando a quantidade e qualidade adequada de dados necessários para análise.

Saiba mais em nosso artigo “Entenda o que é pesquisa qualitativa e quantitativa”.

Tipos de Pesquisa de Mercado Online

Existem vários tipos de pesquisa de mercado online disponíveis de forma gratuita ou paga. No entanto, antes mesmo de dar início ao seu projeto é fundamental escrever uma contextualização e uma exposição sobre o problema da sua pesquisa.

Esses dois pontos devem contemplar aspectos como os antecedentes do produto ou da sua marca capaz de ajudar a criar um cenário no qual o seu problema de pesquisa esteja contemplado.

Além disso, o planejamento estratégico anterior a pesquisa deve conter:

  • Os objetivos que você e sua equipe desejam que os dados e informações conseguidos lhe digam;
  • Uma descrição detalhada do seu público-alvo;
  • Qual o tipo de informação necessária, se qualitativa ou quantitativa;
  • Amostras físicas de embalagens ou produtos para ser apresentada aos entrevistados (em caso de testes);
  • O orçamento disponível para o projeto;
  • Quanto tempo ele irá durar;

Indo adiante, uma vez que o briefing esteja elaborado, é hora de optar pelo melhor modelo de pesquisa online e para que você possa entender um pouco mais sobre cada modelo e encontre a pesquisa de mercado perfeita para o momento e a campanha da sua empresa.

  • Pesquisa de hábitos de consumo

Entender o comportamento do consumidor é essencial para empresas de qualquer setor e com a pesquisa de hábitos de consumo, você será capas de descobrir quais são as informações mais úteis que podem ser utilizadas para otimizar as suas campanhas. Dados como:

  • Frequência que realiza compras online;
  • Quais os meios que utiliza para pesquisa;
  • Quais os aspectos mais importantes no momento de tomar a decisão de compra;
  • Quais suas preferências de marcas ou sites;
  • Se pesquisa por produtos através de redes sociais.

Essas são apenas algumas das principais informações quando o assunto é mapear e identificar os hábitos de consumo do seu público-alvo;

  • Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva é uma parte de qualquer tipo de pesquisa de mercado online, sendo um espaço para o cliente fazer um comentário sobre a marca ou produto com as suas próprias palavras.

Apenas essa pergunta pode ser considerada uma pesquisa de mercado, quando é necessário coletar informações únicas como elogios e reclamações.

Com ela é possível definir o tipo de resposta que está buscando, solicitando ao respondente uma frase ou breve descrição sobre o assunto. Esse tipo de pesquisa de mercado online também pode ser feito em plataforma de pesquisa de mercado, enviada pelo WhatsApp ou por mensagem através do Facebook e Instagram;

  • Pesquisa de satisfação

Você já viu aqui no blog do Instituto Qualibest a importância de entender a satisfação do cliente para o crescimento de sua empresa. A pesquisa de satisfação deve ser feita com frequência, pois, além do perfil comportamental do consumidor mudar constantemente é fundamental que a sua empresa esteja adequada a todas as mudanças e possa sempre estar preparada para oferecer a melhor experiência possível para os novos consumidores que chegarem.

É possível medir a satisfação do cliente de diversas maneiras, através de formulários rápidos enviados alguns dias após a realização da compra para identificar os pontos fracos e fortes de todo o processo de venda, uso do produto ou serviço, forma de entrega e frete e outros fatores.

No geral, as pesquisas de satisfação mais comuns, são aquelas que baseadas em NPS (Net Promoter Score), que divide o público em 3 tipos de clientes: promotores, clientes que respondem entre 9 e 10; Neutros, clientes que dão nota entre 7 e 8; Detratores, clientes que dão notas menores que 6;

  • Pesquisa de precificação

Você já parou para pensar, que mesmo que você esteja fazendo uma campanha perfeita, muitas vezes o que pode estar dificultando o sucesso do seu produto ou serviço pode ser o preço da etiqueta?

Mesmo fazendo uma pesquisa dos preços dos concorrentes é possível que o seu preço não esteja agradando o seu público, por esse motivo a pesquisa de precificação é importante, para entender se você está precificando de maneira correta os seus ativos, considerando quanto o consumidor está disposto a pagar por eles.

Essa pesquisa também pode ser enviada ao consumidor após a venda de um produto, assim como pode ser enviada para todos os clientes através de SMS, WhatsApp ou e-mail.

Lembre-se que o consumidor muitas vezes não está disposto a responder muitas perguntas. É preciso formular questões diretas com opções de respostas e uma questão descritiva para que o seu consumidor descreva incômodos ou elogios;

  • Pesquisa de novos produtos

A intenção é criar um novo produto para fidelizar os clientes e atrair novos consumidores? Esse é o tipo de pesquisa de mercado online adequado para entender o quão bom e rentável a sua ideia de produto pode ser.

Ela age para que sua empresa possa descobrir quem é o target ideal do produto, se baseando em dados e insights gerados por consumidores reais da base de respondentes do Instituto QualiBest.

Outro objetivo desse estudo é entender se no ponto de vista dos consumidores existem outros produtos que podem suprir as necessidades que o seu produto tem como prioridade, para que por fim possa estabelecer se os benefícios e diferenciais pensados no início estão corretos ou não.

Em resumo, se você precisa conhecer quais são os hábitos de consumo, o nível de satisfação dos clientes e colaboradores ou o desempenho de um produto ou serviço é possível criar um questionário online, de acordo com as definições determinadas para a criação da pesquisa de mercado que vá atender todas as suas necessidades e responder todas as suas dúvidas.

Na internet você encontra diversas plataformas que oferecem vários tipos de pesquisa de mercado online com inúmeros modelos de perguntas, com gráficos, imagens e vídeos atrativos que ajudam ainda mais a prender a atenção do público-alvo em prol da coleta de dados e informações para gerar insights qualificados.

É preciso ter em mente também, que nem sempre o consumidor está disposto a responder perguntas ou fazer uma pesquisa que leve mais do que alguns poucos minutos. Por isso, você é importante investir nos tipos de pesquisa online que ofereçam algum tipo de recompensa ao respondente, como um cupom de desconto na próxima compra de um produto ou serviço, cupom de desconto em algum produto online ou pontos que podem ser trocados para brindes, por exemplo.

Com esse tipo de pesquisa é possível coletar e analisar dados para saber em detalhes o desempenho da sua marca, analisar os concorrentes, o nível de satisfação do cliente e ainda ter insights do consumidor para inovar em sua empresa.

Esses são alguns dos principais tipos de pesquisa de mercado online que você pode fazer para que possa estabelecer em quais pontos é necessário ter um maior investimento para o crescimento da sua empresa.

Vale ressaltar que a realização da pesquisa de mercado deve ser feita com frequência para atingir um nível de satisfação do cliente com qualidade e para ter um retorno financeiro compatível.

Por fim, defina os objetivos da pesquisa, o público que deseja abordar e o tempo que a pesquisa de mercado irá durar. Faça a compilação dos dados e análise de forma minuciosa, incluindo todas as reclamações, elogios e respostas descritivas para atingir o seu consumidor com maior assertividade.

Se você ainda tem dúvidas em relação a como fazer qualquer tipo de pesquisa de mercado online, não deixe a oportunidade passar! O Instituto Qualibest é uma empresa na vanguarda de pesquisas online com mais de 20 anos de experiência e está aqui para te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Para saber mais sobre o assunto entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato