Em março de 2018, o Instituto QualiBest entrevistou 4.283 internautas brasileiros que acessam mídias sociais, homens e mulheres com mais de 18 anos, das classes ABC e de todas as regiões do país a fim de descobrir qual a relação dos brasileiros com os influenciadores digitais e quais são os mais influentes. O estudo apurou os principais influenciadores em 17 categorias, além de preferências e padrões de comportamento dos usuários e o uso dos canais de mídias sociais.

Dos entrevistados, 71% afirmaram seguir algum influenciador digital e esse número sobe para 81% entre os jovens de até 19 anos.  Entre os seguidores, o estudo mostra que os influenciadores são a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto, citada por 49% dos respondentes, perdendo apenas para amigos e parentes [citados por 57% dos respondentes].

Outros canais digitais como Site de Reviews e Blogs e Sites oficiais da marca, também foram mencionados como fontes para tomada de decisão por 1/3 da amostra. Mostrando a importância de uma presença digital diversificada para as marcas.

A nova “propaganda”

Dos entrevistados que seguem influenciadores, 55% confiam nos que acompanham e essa importância cresce quando 55% afirmam que nos últimos 12 meses, estão seguindo ainda mais influenciadores digitais; apesar da força do influenciador as propagandas em mídias tradicionais têm seu papel: para 54% é indiferente ou discorda que valoriza mais os influenciadores do que as propagandas em mídias tradicionais.

Ainda, 55% firma que costuma pesquisar a opinião de influenciadores antes de fazer uma compra importante e 86% já descobriu um produto por meio de um digital influencer.

“Comprei um corretivo da MAC por causa da Marina Smith. Por se tratar de um produto caro com várias tonalidades eu precisava saber antes de comprar qual seria a melhor opção para minha pele”. (citação da etapa qualitativa, mulher)

“Já comprei uma base da Ruby Rose por causa da Mari Maria. Achei interessante comprar para experimentar por que apesar de ser baratinho parecia de qualidade porque ela usou e cobriu o rosto dela que é cheio de sardas” (citação da etapa qualitativa, mulher)

O poder dos Influenciadores Digitais

A pesquisa também aponta que os segmentos de produtos de beleza e alimentos, para as mulheres e Celulares/Smartphones e Games, para os homens, são os que mais impactam os consumidores quando falamos em descoberta, compra e uso de produtos e serviços a partir de influenciadores digitais.  Os entrevistados foram questionados se, em algum momento, compraram algum produto ou serviço, por indicação de um influenciador digital. Ao menos 73% declarou que sim – veja o ranking das categorias de produtos mais citadas:influenciadores digitaisNestes setores, os influenciadores têm enorme poder tanto na apresentação de novos produtos, quanto na alavancagem de vendas.

Para este estudo, o Instituto Qualibest realizou uma pesquisa quantitativa online, com o uso de questionário estruturado e uma etapa qualitativa com Grupos de Discussão Digital via Whatsapp. A pesquisa tem 95% de margem de confiança.

Baixe o relatório com os principais resultados do estudo e o ranking de influenciadores em 17 categorias.

Saiu na mídia: Meio e Mensagem
  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em contato