Nas vésperas do início da Copa do Mundo ainda é dúvida se o brasileiro vai entrar em campo. No período de 10 a 16 de maio de 2018, o Instituto QualiBest realizou uma pesquisa com 1.239 pessoas de todo o território nacional, homens e mulheres, das classes ABCD e maiores de 16 anos, para entender quais as expectativas em relação à Copa.

A pesquisa identificou que 56% dos entrevistados se consideram igual ou mais animados com o evento do que estavam em 2014 e 44% se sentem mais desanimados.

O que impacta a empolgação dos brasileiros pela copa?

Um dos destaques da pesquisa é o fato de que a Copa não ganhou espaço na roda de conversa dos brasileiros, que estão mais focados em assuntos como política, corrupção e mercado de trabalho. O cenário econômico e político do país tem forte influência na pouca animação com o evento. O desempenho ruim na última também pesa no ânimo de 35% dos entrevistados, assim como o descrédito na CBF.

No entanto, mesmo com essas afirmações negativas, 60% dos entrevistados da pesquisa dizem acreditar que Copa é um evento que reúne, emociona e desperta otimismo nas pessoas. A pesquisa também aponta que os brasileiros aproveitam a Copa para se divertir, estar com a família e amigos e esquecer um pouco dos problemas.

Controle na mão, o jogo vai começar!

Apesar do cenário desfavorável, 9 em cada 10 entrevistados pretendem assistir aos jogos da Copa. Deste grupo, 57% dizem pretender acompanhar os jogos e as notícias sobre o evento em multitelas (celular, computador, TV etc.). A maioria vai priorizar uma comemoração caseira, seja em suas casas, seja na casa de amigos. Reforçando essa tendência, afirmam que Copa do Mundo combina com TV grande, bandeira, churrasco e cerveja. E 26% afirmam que vão assistir em bares e/ou restaurantes.

Pela TV vão acompanhar, jogos, notícias e comentários principalmente pelos canais: Globo com 72%, SporTV 38%, Fox Sports com 27% e ESPN com 24%, mesmo não sendo um canal que transmitirá os jogos.

Para os fabricantes de TV, a pesquisa dá boas notícias: 12% já adquiriram uma TV nova e 6% têm intenção de comprar o aparelho para a Copa do Mundo!

Quando o assunto é ação promocional, apenas 12% dos entrevistados declararam participar de alguma promoção relacionada à Copa. A Coca Cola é marca mais lembrada, sendo citada por 56% dos entrevistados. As demais marcas não ultrapassaram 10% das citações. Dos tipos de promoções preferidas dos entrevistados se destacam os modelos de compre e ganhe (30%), vantagens ou descontos na compra ou troca de produtos (29%), sorteios de viagens para copa (24%) e sorteio de produtos ligados à Copa (14%).

Publicidade

Muitas marcas pegam carona nesse clima e acabam se beneficiando. A pesquisa aponta que mesmo as marcas que não são patrocinadoras oficiais do evento são lembradas pelos consumidores como relacionadas à Copa. Brahma, Samsung, Skol e Bradesco são algumas das empresas citadas pelos entrevistados que não tem nenhum envolvimento direto com o evento.

Ao menos 58% dos respondentes se recorda de alguma campanha marcante ligada à alguma Copa do Mundo. Destes, 42% tem a Coca-Cola como referência espontânea de campanha memorável – com uma boa diferença para Itaú, em segundo lugar, e Guaraná Antarctica em terceiro.

Quer saber mais sobre as marcas que entraram em campo? Baixe o infográfico do estudo!

Saiu na mídia: Propmark