Quando o assunto é Black Friday, não tem quem queira ficar de fora, não é mesmo? Principalmente quando os dados apontam que os consumidores pretendem gastar mais do que no ano anterior.

Foi pensando nisso que realizamos uma pesquisa totalmente online com 1.413 pessoas, em parceria com o PayPal, para entender quem são esses consumidores e quais os motivos que os levariam a aproveitarem a data nas lojas online

Sobre a ação desse ano, 81% admitiram ter a intenção de comprar na Black Friday e, entre os que efetuaram compras online na Black Friday 2016 e pretendiam repetir o feito esse ano, 49% garantiram que as compras poderiam ser ainda maiores, além disso, 73% disseram ter o hábito de acompanhar os preços dos produtos antes mesmo do início das campanhas, justamente para terem certeza se as lojas, de fato, estariam realizando promoções.

A forma de pagamento mais utilizada seria o cartão de crédito, preferência de 73% dos consumidores, além do boleto bancário que somou 54% e carteiras digitais, como o PayPal, que têm ganhado adeptos pelo país, totalizando 40%.

Na lista dos itens mais desejados, os itens de telefonia apareceram em primeiro lugar somando 39%, seguido de itens de vestuários, calçados e acessórios (38%), papelaria e livros (34%) e itens de informática/games, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis com 28% cada.

Como parte do estudo, solicitamos aos respondentes que elencassem as principais lojas online onde realizaram suas compras durante a Black Friday passada e o resultado foi muito além do esperado: 85% disse estarem satisfeitos e muito satisfeitos.

Sobre as ações desenvolvidas na campanha, 30% a consideram muito vantajosa, 62% disseram que às vezes ela é vantajosa e somente 8% não a consideram tão vantajosa assim, entre os dois últimos públicos, a principal reclamação é o fato de algumas lojas aumentarem os preços antes do início da campanha.

Entre os motivos que consideram importantes na hora de decidirem se iriam ou não comprar na Black Friday, 75% iriam pelos descontos vantajosos, 51% porque a loja é conhecida ou foi bem recomendada e 47% porque o frete seria gratuito.

Além de todas essas informações, ficamos curiosos sobre como os respondentes ficam sabendo das promoções que ocorrem na campanha. Realizar pesquisas diretamente nas lojas de interesse, foi a opção escolhida por mais da metade dos entrevistados, 57%, bem como pesquisas na internet 51%; há também, os que receberam e-mails informando sobre a Black Friday (49%) e os que procuraram pelas promoções ao compararem preços em sites específicos, 47%.

Carteiras Digitais

Solicitado pelo PayPal, investigamos o quanto os entrevistados conhecem sobre as carteiras digitais. Entre os que não possuem esse sistema de pagamento, 59% conhecem, mas não sabem como é seu funcionamento, 30% conhecem efetivamente o produto e 11% não conhecem.

Para os que não possuem o produto, 59% pretendiam se cadastrar em alguma carteira digital futuramente, 36% se mostraram hesitantes e 4% não mudaram de opinião.

Sobre as transações realizadas por meio do produto serem mais seguras que o uso do cartão de credito, 31% concordaram parcialmente, 16% concordaram totalmente e 4% discordaram totalmente da informação.

Saiu na mídia: Propmark

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em contato