Um projeto de pesquisa bem elaborado é uma das principais ferramentas para uma empresa ter sucesso. A partir dos insights gerados pela pesquisa, os líderes de negócio ganham a capacidade de identificar oportunidades, desenvolver produtos melhores, reduzir o “time to market”, e o colocar à venda nos canais mais eficientes, para as pessoas certas e por um preço competitivo.

Uma empresa de pesquisa de mercado pode desenvolver um projeto que permita conhecer melhor o seu cliente e a maneira como ele está se relacionando com a sua marca: nível de satisfação, se compreende os valores e a missão da empresa, se está disposto a voltar a consumir o seu produto ou serviço, como avalia a qualidade do atendimento, a experiência de compras, entre outros.

Quando realizada de forma correta, a pesquisa de mercado oferece dados consistentes que, somado à análise e à experiência dos analistas, e aliados à experiência dos líderes de negócio, tornam o processo decisório mais rico e mais preciso.

Para garantir a confiabilidade dos dados e inteligência dos insights, é preciso contar com equipes multidisciplinares e pessoal qualificado. A maioria das empresas contam com especialistas de pesquisa de mercado parceiros para auxiliar na elaboração de um projeto de pesquisa eficiente.

Uma empresa especializada pode ajudá-lo propondo técnicas, metodologias e ferramentas combinadas de acordo com suas necessidades, transformando dados em inteligência de negócio por meio de ferramentas de pesquisa inovadoras.

Além da pesquisa em si, as empresas devem também começar a se preocupar com o correto armazenamento e uso dos dados coletados. Com a entrada da Lei de Privacidade dos Dados (LGDP) em 2020, diversas normas passam a regular o uso dos dados pessoais. Empresas de pesquisa online bem posicionadas no mercado contam com estratégias de segurança capazes de garantir a confidencialidade e privacidade desses dados.

O que esperar de uma empresa de pesquisa de mercado

Ao contratar um instituto de pesquisa, o objetivo é a entrega de um conjunto de informações que possam proporcionar uma melhor visão estratégica de mercado, a identificação de oportunidades e incremento da produção e comercialização de seu produto.

Fazem parte do escopo do projeto de pesquisa de mercado:

  • Identificar qual a melhor metodologia de pesquisa para obter os dados: quantitativos ou qualitativos
  • Qualificação da demanda apresentada com a descrição da problemática, justificativa, objetivos, população/universo
  • Elaboração do roteiro, questionário de pesquisa
  • Coleta de dados
  • Análise e interpretação de dados
  • Como resultado tem se a identificação de novos mercados e oportunidades, tendências, novas segmentações, perfis e comportamento de consumidores, caracterização dos principais canais de distribuição

Com projetos de pesquisa bem realizados será possível ter uma visão ampla do negócio, considerando diversos componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou reposicionamento no mercado.

Pontos de atenção

Na hora de contratar a empresa de pesquisa de mercado, busque informações detalhadas sobre:

  • Perfil da empresa
  • Perfil dos profissionais
  • Clientes atendidos
    Certificações/Associações
  • Capacidade de customizar projetos
  • Metodologias utilizadas

Conheça as vantagens de contar com a parceria do Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online no Brasil.