A abordagem qualitativa é uma metodologia de pesquisa que busca compreender com profundidade as opiniões dos participantes do estudo a respeito do tema a ser pesquisado.

Ao realizar uma pesquisa qualitativa, o pesquisador geralmente utiliza técnicas como entrevistas, observação nas residências, grupos de discussão online e offline etc. – a depender dos objetivos e do target do estudo.

Quais são as vantagens desse tipo de abordagem?

  • Esta pesquisa traz poderosos insights para o estudo a partir da compreensão aprofundada, do que é dito e da análise do pesquisador experiente sobre o não dito.
  • Ela ajuda na elaboração do questionário quantitativo, ao levantar atributos/ comportamentos/ hábitos/ opiniões da ótica do target e não do cliente.
  • Além disso, ajuda também na elaboração das frases do questionário em si por traduzir os atributos no linguajar dos participantes – aumentando a compreensão das perguntas.

Um dos grandes desafios deste tipo de pesquisa é a interpretação das respostas que precisa ir além do verbal, para tal, além do uso de técnicas especiais na abordagem, é fundamental que o pesquisador tenha grande experiência na área.

Abordagem qualitativa via WhatsApp?

A internet ajudou a derrubar algumas barreiras, trouxe maior proximidade entre marcas e clientes e o uso das mídias sociais fez com que o comportamento e as preferências das pessoas ficassem mais acessíveis. E usar aplicativos de mensagem é uma forma de usufruir dos benefícios da mobilidade e de estar onde as pessoas estão.

Para ler mais sobre este assunto, clique aqui.

Podemos concluir que a abordagem qualitativa é uma ferramenta valiosa para investigar questões complexas e subjetivas no mundo social, permitindo uma compreensão mais rica e profunda das perspectivas e experiências dos indivíduos envolvidos.

Assim, ela também apresenta desafios que devem ser abordados cuidadosamente para garantir a validade e a confiabilidade dos resultados.

Para saber mais sobre pesquisa qualitativa e a diferença entre esse tipo de pesquisa para a quantitativa, acesse aqui.