Na era digital, saber aproveitar todos os benefícios que os dados oferecem é um diferencial para toda empresa. O motivo é simples: reunir informações sobre os clientes, como hábitos e preferências, ajuda a criar soluções e produtos adequados a eles. Portanto, são insights valiosos do consumidor para desenvolver estratégias para o negócio e impulsionar seus produtos ou serviços e, assim, fidelizar o público.

As tendências estão mudando mais rápido do que nunca. Com frequência, as pressões competitivas obrigam as empresas a atender a essa demanda reduzindo o tempo de desenvolvimento de um novo produto ou serviço e o seu time to market.

Mas essa “pressa” é um risco, já que a era das redes sociais coloca a reputação da marca, design de produto, mensagens de campanha e lançamento de produtos sob uma comunicação amplificada. Erros na estratégia do negócio podem ser evitados envolvendo os próprios consumidores. Usando insights do consumidor, as empresas podem destacar as principais mensagens e estratégias para se relacionar adequadamente com seus públicos.

As equipes de marketing devem ser ágeis o suficiente para atender às necessidades dos stakeholders da empresa, enquanto fornecem ideias e recomendações sobre estratégias para a criação de campanhas bem-sucedidas. Na maioria dos casos, os insights do consumidor dão suporte ao ciclo de vida do produto e ao planejamento de marketing. No entanto, no novo cenário do mercado, esses insights podem fazer muito mais.

Veja abaixo alguns exemplos:

Dar suporte a pensamentos inovadores

As empresas constantemente tentam obter uma vantagem competitiva. Os insights do consumidor têm a capacidade de identificar com precisão quais ideias inovadoras poderão ser um sucesso ou ajudar os especialistas em marketing a detectar tendências ou novos tipos de produtos para realmente engajar e fidelizar o público-alvo.

Muitas marcas tradicionais de varejo físico rapidamente entenderam que o mercado estava rapidamente migrando para o meio digital, e adaptaram as suas operações para enfrentar aquele novo desafio. Enquanto algumas marcas fecharam as suas lojas porque não sentiram a necessidade de se adaptarem à era digital, outras conseguiram com sucesso criar uma experiência transparente e sem atrito entre os meios físicos e digitais.

Entender como a marca pode se destacar

Para manter a relevância da sua marca e garantir que você não perca participação de mercado, os profissionais de marketing devem estar atentos às mudanças do setor. Uma maneira de fazer isso é adotar o uso dos insights do consumidor para se concentrar nas demandas atuais do cliente, com o uso de pesquisas que oferecem acompanhamento de respostas assertivas e 100% digitais, em tempo real em dashboards amigáveis, assertivas e 100% digitais, como a solução QExpress do Instituto QualiBest.

Isso permite que as marcas fiquem um passo à frente do que os clientes procuram e entreguem seus produtos ou serviços de acordo com a mudanças do mercado. Para as marcas, isso pode parecer uma tarefa um tanto assustadora, pois pode envolver repensar completamente o atual modelo de negócios ou a necessidade de alterar as percepções dos consumidores da empresa ou setor em que atuam. No entanto, o custo de não identificar uma nova demanda é muito maior.

Com o crescimento do mercado pet, por exemplo, muitas empresas passaram a oferecer em seus e-commerces o modelo de assinatura, onde o cliente define o produto, quantidade e data que quer recebê-lo. Para o comerciante, a vantagem é a possibilidade de manter vendas recorrentes e, para o cliente, a tranquilidade de que seu pet nunca ficará sem a sua ração preferida.

Testar mensagens com antecedência

Entender com antecedência quais são os valores que o seu cliente mais preza e testar a mensagem, irá apontar o que será capaz de engajá-lo e também quais ideias devem ser aprimoradas. Com os novos meios de comunicação, o desafio para a empresa é encontrar uma forma assertiva e não invasiva de se juntar às discussões em comunidade, como é possível nos painéis oferecidos pelo Instituto QualiBest, que reúnem mais de 250 mil painelistas de todas as regiões do País, participando de estudos quantitativos e qualitativos. Como incentivo à participação, os usuários recebem “Qs”, moeda virtual criada pelo QualiBest, que pode ser acumulada, trocada por prêmios ou doada, em reais, à AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente.

Hoje os clientes esperam que as marcas assumam o papel de promover a responsabilidade social e ambiental e, além disso, consideram como líderes de mercado as empresas que conseguem prever e antecipar seus desejos e necessidades, e que também resolvem seus problemas de forma transparente e sem atrito, seja por chat, SMS, telefone, e-mail, mensagens via redes sociais ou mesmo na loja física.

À medida que o cenário econômico continua a mudar constantemente, haverá inúmeras oportunidades para identificar tendências a partir dos insights do consumidor e implantar ações que vão manter a sua marca em destaque. Basta contar com um parceiro que acompanhe a sua jornada e entenda as suas necessidades.