De nada adianta conduzir uma pesquisa de mercado se o seu resultado não obedecer a um padrão de qualidade baseado em normas e melhores práticas. No Instituto QualiBest, seguimos as normas determinadas pela ESOMAR (European Society of Opinion and Market Research) e somos afiliados à ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), seguindo todas as orientações das duas organizações na condução de pesquisas de mercado online e offline.

Desde a nossa fundação realizamos estudos de mercado online e offline. Inclusive, somos pioneiros na oferta de pesquisa de mercado online no Brasil – começamos a oferecer uma ferramenta inovadora, o Painel QualiBest, no ano  2000. Atualmente, temos mais de 250 mil painelistas cadastrados, de todas as regiões do país, com perfil demográfico bem variado.

A adesão de todos os painelistas é voluntária e garantimos a veracidade das identidades confrontando os dados pessoais, como CPF, enviados pelas pessoas, no momento do cadastro, com as informações oficiais disponibilizadas pelos órgãos governamentais.

Para incentivar a participação dos painelistas selecionados para determinado estudo, que são comunicados por e-mail, a cada pesquisa respondida eles recebem pontos “Qs”, moeda virtual criada pelo Instituto QualiBest, que pode ser trocada por prêmios ou doadas, em reais, à AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente.

Garantindo a confiabilidade e qualidade do estudo e dos dados

Para garantir o padrão de qualidade e a confiabilidade do estudo e dos dados coletados em nossos painéis, além do controle de registro, desenvolvemos outros processos para, em primeiro lugar, analisar a viabilidade do projeto, garantindo que o mesmo poderá ser concluído.

Todas as interações de nossos painelistas são armazenadas em nosso banco de dados e, após análise, podemos filtrar membros que não estão interessados ou não são confiáveis – avaliamos a qualidade das respostas abertas, inserimos atributos pegadinhas, entre outros critérios. Sempre preservando a privacidade e analisando apenas dados consolidados. Além disso, avaliamos padrões de respostas, por exemplo, verificamos tempo que levou para completar o questionário online comparado à média do estudo, respostas “em linha reta”, entre outros recursos.

Representatividade das amostras

Desde 2000, quando começamos o nosso próprio painel, temos aumentado o volume de inscritos de forma controlada. O tamanho e a diversidade do nosso painel garantem a representatividade do universo de internautas brasileiros. E mais: para garantir a variedade da amostra, cada painelista pode responder um número máximo de pesquisas ao ano.

Quando o usuário realiza seu cadastro no site, em primeiro lugar ele completa informações cadastrais, como nome, CPF, gênero etc. Após a checagem desses primeiros dados, solicitamos que ele forneça mais informações pessoais – hábitos de compra, hobbies etc – para que possamos convidá-lo para participar de pesquisas apropriadas ao seu perfil, definido pelo cliente.

A partir da nossa base de dados determinamos quais pessoas se encaixam nos perfis específicos, definidos pelo cliente, de acordo com o objetivo e produto ou serviço que a sua marca comercializa. Essa base de dados é continuamente monitorada e atualizada.

Com mais de 250 mil painelistas cadastrados em nosso site, dificilmente precisamos usar amostras de outros provedores. Mas, quando as utilizamos , analisamos em profundidade a fonte. Temos um rigoroso método de avaliação da qualidade dos membros e, claro, avisamos nossos clientes com antecedência sobre a inclusão de terceiros.

E quando precisamos de amostras que incluam pessoas de locais com baixa penetração de banda larga, usamos técnicas offline, como entrevistas pessoais ou telefônicas para formar o universo de respondentes necessários para a representatividade do estudo.

Além disso,  temos painéis especiais como o Rede La Clé, voltado para o mercado de luxo; Kids & Teens, com crianças e adolescentes filhos dos painelistas do QualiBest e, também o HealthMonitor, divisão de painel médico. Também oferecemos o QPainel, uma opção de montar um painel exclusivo para um cliente, voltado para a interação direta com seus consumidores.

Veja mais sobre os painelistas que apoiam a tomada de decisões das maiores marcas do mundo