Tão importante quanto garantir a qualidade dos dados é oferecer aos painelistas uma experiência e um relacionamento memorável. Por isso, o QualiBest, além de ter um profundo conhecimento sobre os perfis sociodemográficos e comportamentais dos usuários que respondem pesquisas, está sempre em busca de novas formas de engajá-lo.

Para entender e mapear a relação com o QualiBest, realizamos uma série de estudos, por meio de abordagens qualitativas e quantitativas. Neste artigo, você confere algumas das nossas principais descobertas.

Não existe um perfil de painelista, mas vários

Assim como há segmentos diferentes de consumidores, existem também características, comportamentos e motivações que definem diferentes perfis de painelistas.

Em comum, todos se cadastram no painel com o objetivo de responder pesquisas e, na medida em que “experimentam” o mundo das pesquisas online, desenvolvem novas e diferentes motivações – e isso é o que diferencia cada perfil.

E o que eles pensam dos questionários?

No geral, todos se frustram quando caem em um filtro de pesquisa, ainda mais quando é preciso responder a uma série “interminável” de perguntas para só depois serem informados que o seu perfil não estava dentro do esperado para aquele estudo. E não adianta suavizar o texto de agradecimento e nem oferecer cupons de sorteios como forma de compensação – a sensação de não pertencimento continua e contribui para uma experiência negativa com a pesquisa.

Outro fator que contribui para o desinteresse dos panelistas ao responder pesquisas online: aplicação de questionários longos (15 minutos, no máximo, é o ideal), com muitos atributos em baterias de escala ou associação e perguntas (RU ou RM) com muitas opções de respostas.

Como o QualiBest entrega as melhores experiências aos painelistas?

Hoje com mais de 250 mil painelistas, além de garantirmos o padrão de qualidade e a confiabilidade do estudo e dos dados coletados em nossos painéis, buscamos sempre melhorar a estruturação, melhorar a segmentação de perfil para disparos mais assertivos e otimizar os questionários, tendo como meta oferecer a melhor experiência de pesquisa e relacionamento com os painelistas.

Clique neste link e saiba mais sobre os painéis de pesquisa do Instituto QualiBest.