Uma pesquisa sobre consumidores de supermercados e atacarejo realizado pelo Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, revela que 47% dos entrevistados atualmente estão trocando as marcas que costumam usar com frequência para adquirir produtos mais acessíveis. A pesquisa, conduzida de forma online com 554 participantes em setembro de 2023, teve como objetivo compreender os hábitos e costumes dos responsáveis pelas compras de alimentos, incluindo compras mensais ou pontuais, além de produtos de limpeza e cuidados pessoais.

O levantamento também mostra que 43% dos entrevistados buscam estabelecimentos com preços mais vantajosos, sendo que 36% dos respondentes pesquisam ofertas antes de sair para realizar as compras. Em busca de preços baixos e de vantagens para a compra em quantidade, um terço dos respondentes considera a possibilidade de adquirir alimentos básicos, produtos de limpeza e descartáveis no atacado/atacarejo.

Apesar dessa tendência, movidos pela variedade de produtos e marcas, a compra em supermercados e hipermercados é o modelo de varejo mais procurado.

A pesquisa apresenta também a percepção de gasto dos compradores. 40% dos entrevistados afirmam estar gastando mais do que antes e a maioria que está comprando menos itens.

 

Com relação aos meios de pagamento utilizados em compras, o estudo mostra que o PIX é o mais utilizado tanto em lojas físicas (34%) quanto online (55%). Uma segunda informação é a presença do cartão de crédito em estabelecimentos comerciais, que já é uma opção de pagamento para mais de 1/3 dos entrevistados.

“O estudo confirma que as pessoas estão buscando produtos diferentes dos habituais, ou seja, trocando as marcas de preferência para comprar itens mais acessíveis e assim tentar comprar mais itens. Além disso, é possível ver que os entrevistados buscam o atacado/atacarejo, pois associam esses estabelecimentos preços mais em conta e a compra em grandes quantidades de produto, mas ainda apelam para supermercados e hipermercados porque entendem que esse modelo proporciona uma maior variedade de produtos e marcas para sua compra.” explica Fábia Duarte, gerente de atendimento e planejamento do Instituto QualiBest.

Faça o download do estudo, clicando aqui. Fale também sobre pesquisa de mercado com o Instituto QualiBest ou faça agora mesmo um orçamento online em nossa Calculadora Modular.

Sobre o Instituto QualiBest

Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson&Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, entre outros.