Você deve imaginar que, em uma pesquisa B2B, a maior dificuldade está em como abordar o entrevistado. Como ele é abordado no seu ambiente de trabalho, conseguir agendar uma reunião para responder à pesquisa é uma tarefa complicada. Você tenta ligar para o potencial entrevistado, mas ele está sempre em alguma reunião. Quando consegue que te deem atenção, te passam de profissional em profissional na empresa, até chegar em quem poderia responder ao questionário. E aí, quando finalmente você tem a atenção necessária, o entrevistado diz que não tem autonomia para responder aquele tipo de pergunta.

Mas e se o entrevistado puder responder às perguntas quando e onde for mais conveniente, parar e voltar ao questionário quando quiser, ou seja, fazer tudo no seu ritmo, sem pressão? Com o Painel B2B do QualiBest isso é possível. O objetivo é oferecer conveniência ao entrevistado, que pode responder à pesquisa no horário e local que for mais conveniente, em vez de ser abordado no local e horário escolhido pelo entrevistador.

Processos complexos

O processo de compras entre empresas está cada vez mais complexo. O que é preciso, então, para tornar essa experiência mais efetiva? As ferramentas de procurement e as de busca da Internet estão alterando profundamente a experiência do comprador dentro das empresas. E não são só esses recursos, mas também a grande quantidade de formadores de opinião que hoje povoa as mídias sociais, como YouTube e LinkedIn, influenciando os compradores.

A entrada de novos fornecedores – de todos os tamanhos – também alterou a percepção de preço e de valor das empresas estabelecidas. Sem contar as mudanças nas próprias empresas, que hoje têm muito mais camadas de tomada de decisões.

Para as empresas B2B é fundamental utilizar estratégias como a pesquisa de mercado para medir a satisfação do cliente e para avaliar a concorrência. Caso contrário, de que outra forma é possível ter uma visão macro do que o público espera do produto ou serviço que sua empresa oferece sem pesquisar tanto os clientes quanto a competição direta?

Com um painel online exclusivamente dedicado ao B2B, como o oferecido pelo Instituto QualiBest, é possível segmentar os painelistas entre autônomos, microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas de diversos segmentos, como padarias, restaurantes e mercearias, oficinas mecânicas, lojas automotivas, salões de beleza, entre outros. Além disso, Gerentes, Diretores e Presidentes de médias e grandes empresas também fazem parte do painel.

Uma pesquisa de mercado realizada com respondentes qualificados via o painel B2B vai informar com confiabilidade o perfil dos clientes e porque eles compram seus produtos. E também ajudar a descobrir métricas como o custo por aquisição do cliente, assim como uma compreensão mais clara do que o mercado deseja em um produto ou serviço. É hora de rever a sua forma de fazer negócios B2B e criar um ciclo de interações transparente entre os clientes e sua empresa, baseado em dados qualificados.

Ao final, as vantagens da aplicabilidade da pesquisa B2B via painel online são evidentes: custo mais baixo, maior velocidade de condução, adequação para determinados públicos, possibilidade de o entrevistado interagir à sua conveniência, adequação para abordar temas sensíveis, alto poder de distribuição e oferta intrínseca de recursos tecnológicos perfeitamente aplicáveis à técnica, vantagens essas apontadas quando compara-se este método de recolha com os métodos tradicionais, como por exemplo, entrevistas presenciais e telefônicas.

Porém, é preciso lembrar que nem sempre é possível fazer uma pesquisa B2B online, pois muitas vezes este público tem difícil acesso às ferramentas digitais, por isso, é importante ressaltar que em alguns casos é necessário complementar a amostra com entrevistas presenciais ou telefônicas, além disso, também é possível realizar a pesquisa B2B online com a listagem do contratante da pesquisa.