A pesquisa realizada pelo quinto ano seguido pelo QualiBest apontou que 1 em cada 10 internautas brasileiros segue considerando a atriz Fernanda Montenegro, a mulher mais admirada do país. Um dos pilares do teatro e da televisão brasileira, ela ocupa o primeiro lugar dessa lista desde 2019, ano que o estudo começou a ser feito. No ano passado, a atriz foi citada por 11% da população – alcançando  9,4% de menções agora.

Mãe da também atriz Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres, ela já fez mais de 20 filmes na carreira – incluindo algumas personagens icônicas, como Romana, de Eles Não Usam Black Tie (1981), dirigido por Leon Hirszman, e Dora, de Central do Brasil (2001), de Walter Salles, pela qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Já na televisão, marcou época em novelas como Baila Comigo (1981), Rainha da Sucata (1990) e Zazá (1997). No ano passado, Fernanda Montenegro assumiu uma das cadeiras de imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL).

A segunda colocação ficou com Michele Bolsonaro, citada por 5,4% dos entrevistados. No ano passado, a ex-primeira-dama do país ocupava a sexta posição, lembrada por 2,5% das pessoas. O ranking das cinco mulheres mais influentes este ano ainda conta com a presença de Ivete Sangalo (4%), Anitta (3%) e Ana Maria Braga (3%).

Em 2022, Anitta ficou em segundo lugar, com 2,8% das menções, seguida por Taís Araújo (2,7%), Ana Maria Braga (2,6%) e Dilma Rousseff (2,5%). As respostas foram de caráter espontâneo (sem nenhum estímulo). Isto é, os entrevistados ficaram livres para citar a mulher que quisesse na pesquisa.

Para a diretora geral do QualiBest, Daniela Malouf, a lista das dez mulheres mais admiradas do Brasil reflete a tendência do país em reconhecer o protagonismo delas em dois ambientes específicos: a cultura e a política.

“O interessante é que, se por um lado as artes – como a música e o teatro – já eram espaços com uma forte presença feminina, vemos agora mulheres do espectro político aparecem no ranking e se destacarem”, explica.

Admiração dos mais jovens

Neste ano, o Instituto QualiBest também perguntou qual mulher as pessoas acreditam que seja a mais admirada pelos brasileiros mais jovens. Nesse caso, Anitta foi citada por 39% delas – à frente de Michelle Bolsonaro e Ivete Sangalo – ambas citadas por 11% da população. Nessa pergunta as respostas foram estimuladas com base na lista das mulheres mais citadas nas últimas ondas do estudo.

A cantora permanece focada em sua carreira internacional, com uma recente apresentação na festa do Grammy – principal premiação da música mundial –, que aconteceu em Los Angeles, nos EUA. Ela concorreu ao troféu de Revelação do Ano, mas perdeu o posto para a compositora norte-americana Samara Joy.

Sobre o estudo da Mulher mais admirada do Brasil

O QualiBest ouviu 1.506 pessoas entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2023. Os dados, que fazem parte da pesquisa “As mulheres mais admiradas do Brasil”, levou em conta as variações de idade, classe socioeconômica e regiões da população. Os respondentes compõem uma base de 250 mil painelistas cadastrados no site do QualiBest. A margem de erro é de 2.57 pontos percentuais.

Vale lembrar que, para produzir os números, o QualiBest pediu que os entrevistados respondessem espontaneamente suas preferências.

As mulheres mais admiradas do Brasil (2023)

Fernanda Montenegro (9,4%)

Michele Bolsonaro (5,4%)

Ivete Sangalo (4%)

Anitta (3%)

Ana Maria Braga (3%)

Dilma Roussef (3%)

Marina Silva (2,5%)

Taís Araújo (1,7%)

Gisele Bündchen (1,5%)

Maria da Penha (1,5%)

Sobre o Instituto QualiBest

Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson; Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, Kellogg’s entre outros.

Saiu na Mídia: Fernanda Montenegro é – de novo – a mulher mais admirada do país