O Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, e a Spark, empresa especialista em marketing de influência, se uniram em 2023 para a terceira edição do estudo “O post é pago, e daí?”. A pesquisa teve o objetivo de entender os hábitos de consumo de redes sociais e engajamento com influenciadores digitais, mensurar o poder de influência e conversão dos criadores de conteúdo avaliando sua receptividade, e ainda, entender a receptividade e atração das “Live Commerce”.

Live commerce é um modelo de negócios que surgiu em 2016, na China, mas explodiu em 2019 com a pandemia de covid-19. É um modelo de vendas por meio de transmissões ao vivo pela internet. Ele integra os recursos de transmissão de vídeo ao vivo com a capacidade de compra ou disponibilidade de um carrinho e interação via chat, tudo dentro de um mesmo aplicativo.

O estudo, realizado de forma online pelo QualiBest e Spark, apontou que 53% dos internautas brasileiros já estão familiarizados com esse novo modelo de negócios.

Plataformas Preferidas: Instagram Lidera

Entre as diversas opções de plataformas de mídia social que oferecem experiências de Live Commerce, o Instagram surge como líder inquestionável. Com impressionantes 67% de preferência, ele lidera a corrida, seguido de perto pelo YouTube, com 55%, e o Facebook, com 26%. Plataformas como TikTok, Kwai, Twitch e Twitter também desempenham papéis significativos, com preferências variando entre 15% e 2%.

Confiança e Produtos em foco

A confiança desempenha um papel fundamental nas decisões de compra durante as transmissões ao vivo. Segundo a pesquisa, 45% dos consumidores valorizam a capacidade de tirar dúvidas em tempo real com os apresentadores, enquanto 30% destacam a importância de explicações ao vivo sobre os produtos. Adicionalmente, 13% dos entrevistados afirmam que só comprariam se souberem que boas ofertas estão sendo apresentadas, e 11% confiam nas dicas dos apresentadores das lives.

O que comprariam em lives?

Os internautas brasileiros estão abertos a comprar diversos produtos nas transmissões ao vivo de compras. As categorias mais desejadas incluem moda e acessórios (39%), produtos de beleza (38%), celulares/smartphones (32%), livros (31%), artigos para casa (27%), eletrodomésticos (25%), produtos para cuidar da casa (23%), produtos de informática (23%) e games (23%). Além disso, 21% dos consumidores buscam produtos de decoração, enquanto alimentos (20%), brinquedos (19%) e produtos para praticar esportes (19%) também estão em alta demanda.

Quem deve apresentar as lives?

Quando questionados sobre quem deveria apresentar as transmissões ao vivo, 30% preferem pessoas conhecidas, 32% optam por especialistas no assunto e 39% valorizam uma combinação de conhecidos e especialistas.

A pesquisa “O post é pago, e daí?” destaca que o Live Commerce está se tornando uma parte integral do cenário de compras online, redefinindo a forma como os consumidores interagem com produtos e marcas. Com a confiança como base, essa tendência promete continuar evoluindo e moldando o futuro das compras digitais de maneiras emocionantes.

Para mais insights como esse, entre em contato com o Instituto QualiBest e falar com um de nossos especialistas de pesquisa de mercado. Caso deseje, faça um orçamento online com a nossa calculadora modular, clique aqui.

Faça o download do estudo completo, clicando aqui.