A geolocalização é o processo de determinar e identificar a localização geográfica precisa de um objeto, pessoa ou dispositivo eletrônico através de suas coordenadas de latitude e longitude.

O Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, e que ao longo dos anos acumulou uma série de ferramentas inovadoras, vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscas por respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade, agora traz essa novidade em suas pesquisas.

Recentemente, o Instituto de pesquisa, apresentou ao mercado um novo recurso de geolocalização em sua plataforma e painel de pesquisa de mercado, que permite segmentar os respondentes de acordo com sua localização, criando assim, uma área de influência por meio de recursos de geolocalização.

Como funciona a pesquisa com geolocalização?

Vamos supor que um supermercado está fazendo uma pesquisa de mercado para entender o comportamento de seus consumidores e mapear sua área de influência.

Ao selecionar a amostra de participantes, o Instituto utiliza o novo recurso para identificar todas as pessoas que serão convidadas para participar dessa pesquisa com base na distância em que moram do supermercado, fazendo com que seja possível relacionar o comportamento do consumidor com a área de influência do estabelecimento e ter resultados mais relevantes e precisos desse target.

O que é uma área de influência?

A área de influência é a região geográfica a qual uma empresa ou produto exerce impacto ou influência direta sobre um público-alvo. Sendo assim, o território onde uma empresa ou marca tem a capacidade de atrair clientes, gerar vendas e competir com outros concorrentes.

A determinação da área de influência é uma parte essencial da pesquisa de mercado, especialmente para empresas que operam em mercados locais ou regionais.

Compreender a área de influência ajuda as empresas a tomar decisões estratégicas sobre onde concentrar seus esforços de marketing, como escolher locais para abrir novas lojas ou escritórios, e como segmentar seu público-alvo de maneira eficaz.

A delimitação da área de influência pode ser influenciada por vários fatores, incluindo a localização física da empresa, a densidade populacional, a concorrência, o comportamento do consumidor, os canais de distribuição e outros fatores específicos do setor, tendo impacto e influência direta sobre seus clientes e mercado-alvo.

A importância de uma pesquisa feita com geolocalização

A pesquisa feita com geolocalização pode desempenhar um papel fundamental na compreensão e análise de dados. Essa abordagem permite que as respostas das pesquisas sejam cada vez mais precisas, logo, com um resultado mais fiel.

Ela oferece uma visão detalhada e precisa dos padrões de comportamento, preferências e necessidades das pessoas em diferentes regiões, o que é essencial para uma ampla gama de setores e atividades.

Com os dados de geolocalização, as empresas podem direcionar e adaptar suas estratégias de vendas de acordo com as necessidades e entender melhor o perfil de seus clientes.

E a privacidade do usuário?

É importante destacar que a geolocalização envolve questões de privacidade e segurança. Os usuários devem estar cientes de que seus dados de localização estão sendo coletados e compartilhados pelos serviços que utilizam.

Para isso, o Instituto segue rígidas normas e processos para garantir a segurança de dados e qualidade de suas pesquisas, adotando medidas adequadas para garantir a anonimização dos dados, obter o consentimento dos participantes da pesquisa e proteger as informações pessoais de maneira responsável, em conformidade com a LGPD.

No Instituto QualiBest, as normas determinadas pela ESOMAR (European Society of Opinion and Market Research) são seguidas à risca. Afiliados à ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), o Instituto segue todas as orientações das duas organizações na condução de pesquisas de mercado online e offline.

Por fim, a adesão de todos os painelistas, por exemplo, é voluntária e é garantida a veracidade das identidades confrontando os dados pessoais, como CPF, enviados pelas pessoas, no momento do cadastro, com as informações oficiais disponibilizadas pelos órgãos governamentais.

E os processos de controle de qualidade do painel?

Todas as interações de nossos painelistas são armazenadas em banco de dados do Instituto QualiBest e, após análise com dados consolidados a anonimizados, é possível identificar membros que não estão interessados ou que não são confiáveis – avaliando a qualidade das respostas abertas, inserindo atributos pegadinhas, entre outros critérios. Sempre preservando a privacidade do respondente, em conformidade com a LGPD.

Além disso, também é avaliado padrões de respostas, por exemplo, o tempo que levou para completar o questionário online comparado à média do estudo, respostas “em linha reta”, entre outros recursos.

Para saber mais sobre pesquisa de mercado, conheça os produtos do Instituto QualiBest, clicando aqui. Ou se preferir, faça agora mesmo uma simulação de orçamento em nossa calculadora modular.