Em uma pesquisa online realizada com nossos painelistas, o Instituto QualiBest, buscando responder à pergunta “Quais são as mulheres mais admiradas do Brasil?”, gerou um ranking das 10 mulheres mais admiradas do país. O top 10 é liderado pela atriz Fernanda Montenegro, seguida pela cantora Ivete Sangalo e a atual primeira-dama, Michele Bolsonaro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março e teve a participação de 780 homens e mulheres de todas as regiões do país, das classes A, B e C, de diferentes faixas etárias.

Consagrada por sua carreira na dramaturgia, Fernanda Montenegro, que é conhecida por seus trabalhos realizados no teatro, na TV e no cinema, foi citada por 8% dos entrevistados em nosso estudo.

Em segundo lugar, aparece a cantora Ivete Sangalo, conhecida graças a uma série de hits lançados ao longo de mais 25 anos de carreira. A artista foi citada por 7% dos entrevistados, e é seguida no ranking pela primeira-dama Michele Bolsonaro, que aparece em terceiro lugar com 4% das citações coletadas.

Em quarto lugar, também com 4% das menções dos entrevistados, aparece a líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres Maria da Penha, cujo histórico de agressões físicas e psicológicas que sofreu durante 23 anos deu origem à Lei Maria da Penha. A militante é seguida no ranking pela ex-presidente Dilma Rousseff, que também responde por 4% das menções dos entrevistados.

Para Daniela Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest, a maior surpresa do estudo é a relevância de personalidades políticas no top 10.

É surpreendente como as pessoas estão envolvidas com personalidades inseridas no meio político e ativista, como Michele Bolsonaro, Maria da Penha, Dilma Rousseff e Damares Alves, nomes que ganharam um destaque considerável nos últimos anos”, afirma Daniela. “Ao mesmo tempo, o fato de termos dois grandes nomes da arte e do entretenimento nos primeiros lugares do ranking, Fernanda Montenegro e Ivete Sangalo, mostra a grande influência que a cultura popular exerce no dia a dia dos brasileiros

Daniela Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest

O Top 10 inclui as personalidades femininas que tiveram mais de 2% das citações na pesquisa.

Confira:

Saiu na mídia: Estadão, Exame