De modo geral as pesquisas de mercado foram criadas para atender às necessidades de uma empresa que deseja saber o que seu público-alvo está buscando, gerando insights que permitem estratégias mais assertivas. E quando falamos em pesquisa Ad Hoc significa que estamos levando esse conceito ao próximo nível.

As pesquisas Ad Hoc são personalizadas, por esse motivo são ferramentas mais complexas e nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender quais são as situações em que esse tipo de estudo de mercado se faz necessário.

Quais problemas uma pesquisa Ad Hoc pode resolver?

Por ser feito sob medida, exclusivamente para que as organizações possam estudar um problema específico, as pesquisas Ad Hoc são ferramentas utilizadas apenas em uma única oportunidade.

Para se ter uma ideia, é comum que as empresas utilizem os resultados e insights gerados de uma pesquisa quantitativa ou qualitativa enquanto eles forem relevantes para o negócio, como por exemplo, uma pesquisa sobre o perfil do dono de pet no Brasil, cuja situação tende a perdurar por algum tempo antes que haja mudanças significativas no comportamento desse público e assim seja necessário um novo estudo.

Dessa forma, a pesquisa Ad Hoc pode ser usada em situações como:

  • Entender os hábitos de consumo de um grupo de pessoas durante a pandemia, como é o caso do estudo “O novo normal do luxo” desenvolvido pelo Instituto QualiBest em parceria com o marketplace de arte contemporânea Artsoul e a consultoria de negócios de moda e varejo Back In B;
  • Outro momento em que o Ad Hoc se torne indispensável é para solucionar problemas como a queda nas vendas de um produto ou serviço. É muito comum, por exemplo, que as empresas procurem realizar um estudo mais detalhado durante algumas datas comerciais sazonais, para entender o que motiva o seu público nesses períodos;
  • Essa ferramenta também é utilizada para mensurar como seu público-alvo aceita um novo produto ou serviço apresentado. Isso porque, como dissemos anteriormente é uma situação ímpar, que requer dados inéditos para que gere resultados relevantes que possam ser usados como referência futura.

A pesquisa Ad Hoc é um recurso fundamental para a estratégia de uma empresa, isso porque não são poucas as situações nas quais uma solução personalizada se faz necessária e por isso, tanto os dados e informações obtidos, quanto os resultados precisam ser exclusivos.

Quer saber mais sobre como realizar pesquisas feitas sob medida para a sua empresa? Então entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.