Skip Content

Pesquisa revela comportamento e percepção das pessoas sobre tatuagens

Ainda há relatos de pessoas que fazem tatuagens em locais estratégicos do corpo, onde consigam esconder. Essa realidade pode estar mudando.
Foto de Equipe QualiBest
Equipe QualiBest
1 de março de 2018

Leitura de 2 MINutos

Por muito tempo, tatuagens foram feitas em locais estratégicos do corpo, para que pudessem ser escondidas em situações como uma entrevista de emprego ou até diante da própria família. Mas esse cenário vem mudando. Para entender melhor essa transformação, o Instituto QualiBest realizou uma pesquisa sobre como os brasileiros enxergam a arte no corpo — expressão que, durante séculos, foi considerada irreversível.

Quem se tatua mais?

O levantamento entrevistou 1.874 pessoas com mais de 18 anos, em todas as regiões do país, das classes A, B e C. Do total, apenas 27% afirmaram ter tatuagem. Entre as mulheres, o índice é maior: 34% já fizeram alguma, contra 19% dos homens.

A idade também revela diferenças de comportamento. Metade dos tatuados fez a primeira tatuagem até os 20 anos. Mas, entre as mulheres, há uma parcela significativa que decidiu se tatuar mais tarde: 22% marcaram a pele depois dos 30 anos, contra apenas 5% dos homens.

Onde os brasileiros mais tatuam?

O braço aparece como a região mais popular: 54% dos tatuados escolheram esse local — e entre os homens a preferência é ainda mais expressiva (68%). Isso mostra que, cada vez mais, a tatuagem é exibida com naturalidade, sem a preocupação de escondê-la.

As costas vêm logo atrás, com 39%, seguidas por perna (25%), ombro (18%), pé (14%), costela (11%) e barriga (6%). Entre as mulheres, o pé é destaque: 21% optaram por tatuagens nessa região, enquanto entre os homens o índice cai para 3%.

Beleza e novas tatuagens

Quando o assunto é estética, as opiniões são variadas. Mas 39% dos entrevistados acreditam que tatuagens tornam as pessoas mais bonitas. E entre quem já tem tatuagem, a vontade de continuar é forte: 62% afirmam que fariam outra.

E o arrependimento?

O medo de se arrepender ainda é um dos maiores obstáculos para quem nunca fez uma tatuagem. Mais da metade dos entrevistados sem tatuagem (54%) acredita que poderia lamentar a decisão no futuro. Além disso, 19% concordam que tatuagens ficam mais bonitas em pessoas mais jovens.

Já entre os tatuados, o índice de arrependimento é bem menor: apenas 19% dizem se arrepender de alguma tatuagem feita.

Assine nossa newsletter e receba estudos voltados para o seu negócio!

Assinando nossa Newsletter você autoriza que a Qualibest te envie conteúdos informativos e publicitários, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Relacionado