Desvendar e entender o comportamento do consumidor tem sido um dos maiores desafios das empresas para tornar usas estratégias de marketing ainda mais poderosas. Para isso, os profissionais da área buscam o máximo de dados comportamentais para converter o máximo de clientes possível e essa série de dados e estratégias é chamada de consumer insights.

Nesse caminho de descoberta as pesquisas de mercado são uma peça chave, pois são capazes de fornecer dados importantes para a definição de estratégias específicas para cada necessidade. Neste artigo do blog Instituto QualiBest você vai entender como isso pode ser feito.

O que é consumer insights?

Mapear, identificar, interpretar, antever e acompanhar tendências, novas expressões culturais e comportamentais do seu público-alvo é fundamental para definir suas estratégias de marketing e todos os dados que esse monitoramento comportamental gera é parte do consumer insights.

Grande parte dos consumidores em potencial se encontram online e deixam seu rastro de dados em locais como as redes sociais e em ferramentas de busca como o Google, gerando um volume de informações gigantesco que se utilizado de forma eficiente pode guiar qualquer tipo de ação.

De maneira direta, consumer insights se resume a um compilado de informações relevantes sobre o seu público que tenha validade para ser utilizada no seu negócio.

Com a interpretação desses dados é possível saber o que o seu público pensa e sente e por consequência, se torna mais fácil saber o que quer, precisa e o porquê, fazendo possível compreender melhor o que atrai e retém um maior número de clientes.

Como aplicar o consumer insights

Os dados obtidos nesse processo vão ajudar a sua empresa na tomada de decisões, com menos suposições e maior assertividade nas estratégias de marketing, por esse motivo, saber como aplicá-los é fundamental.

Para colocar em prática é preciso identificar as principais perguntas que devem ser respondidas sobre seu consumidor, para em seguida mapear todos os recursos que sua empresa dispõe para obter estas respostas e como utilizá-las. Por exemplo, qual o método será utilizado para coleta de informações e como interpretá-las com o objetivo de encontrar padrões de comportamento e motivações do público-alvo.

Essas etapas podem ser cumpridas com a elaboração de um briefing, que ajuda a definir todas as principais questões acerca do seu negócio e sair em busca das melhores respostas, por exemplo, realizando uma pesquisa de mercado.

Para saber como utilizar as melhores estratégias na sua empresa, bem como por que a sua empresa deve fazer uma pesquisa de mercado basta entrar em contato com o Instituto QualiBest e falar com um de nossos colaboradores.