A pesquisa qualitativa é um instrumento indispensável no processo de tomada de decisões, de uma empresa. Fazer as melhores escolhas para uma campanha vai determinar não apenas a penetração que ela terá perante o público-alvo, mas também, o quão bem empregado seu orçamento foi e qual a expectativa de retorno sobre esse investimento.

Pensando nisso, nós do Instituto QualiBest explicaremos quais os motivos que fazem com que esse tipo de estudo seja tão importante para as suas campanhas e quais os momentos que ela pode ser usada. 

O que é e quando escolher a pesquisa qualitativa

Não é exagero dizer que as pesquisas são um dos instrumentos mais importantes para entender as nuances do mercado, principalmente porque muitas das decisões vem acompanhadas de algum tipo de incertezas.

De modo geral elas podem ser divididas em dois tipos:

  • Pesquisas quantitativas. Usadas para “medir”, com o auxílio de instrumentos estruturados, como questionários com perguntas fechadas, no qual os respondentes escolhem uma lista de diferentes ações;
  • Pesquisas qualitativas. Cujo o foco principal é entender o comportamento de um grupo específico de pessoas, se valendo de recursos como entrevistas em profundidade ou grupos focais, por exemplo e utilizando principalmente um roteiro com perguntas abertas semi estruturadas.

Saiba mais sobre a diferença dos dois tipos em nosso artigo “Entenda o que é pesquisa qualitativa e quantitativa”.

Agora, levando em consideração o que foi dito anteriormente, o mercado, sem dúvidas é um ambiente cheio de oportunidades, mas extremamente complexo e entender o comportamento dos consumidores para tomar as melhores decisões durante uma campanha é igualmente complicado.

Dentro desse cenário, a escolha mais segura é a realização de um estudo qualitativo, visto que ele se encaixa em algumas situações cruciais:

  • Compreender o que motiva determinado público-alvo a consumir;
  • Antecipar, entender e interpretar as tendências que possam surgir;
  • Identificar oportunidades e gargalos no mercado e auxiliar nas melhores respostas para um problema;
  • Saber o que seus consumidores esperam da sua marca e/ou produtos e quais são suas opiniões.

A pesquisa qualitativa é o primeiro passo para criação de uma campanha de sucesso, pois ele gera insights quando não há nenhum dado ou informação sobre o problema que sua empresa procura responder.

Essa ferramenta é a melhor escolha quando o objetivo é entender e explorar o comportamento do seu público-alvo.

A partir dela é possível não apenas identificar as oportunidades, mas também criar a abordagem que melhor se encaixa para a sua realidade e assim ficar um passo mais próximo dos consumidores.

Ou seja, esse tipo de pesquisa gera informações que indicam tendências, que vai fazer com que sua empresa entenda o que motiva o comportamento ou as preferências do seu público com maior assertividade, para que suas campanhas não sejam um “tiro no escuro”.

Para saber mais sobre a sua importância continue acompanhando nossos artigos e para maiores dúvidas basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.