Milhões de empresários em todo o mundo estão lutando para encontrar um nicho para suas startups. Mas como você valida uma ideia de negócio? Os mercados hoje estão mais competitivos do que nunca e a tendência é que cenário seja ainda mais acirrado por conta da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Focando em um cenário otimista, você pode ter uma ideia de um produto ou serviço que considera brilhante, mas deseja verificar se ela já existe. É provável que exista. Mas, se não houver um produto similar ou o seu oferecer um novo valor, existem algumas maneiras de validá-la. A mais importante é investir em pesquisas de mercado.

Iniciar um novo negócio é um sonho de muita gente, mas tente avaliar sua ideia com os olhos de outra pessoa.

Se você fosse essa outra pessoa, embarcaria neste empreendimento?

Garantindo a representatividade e imparcialidade

Para levar qualquer ideia de negócio para a próxima etapa, é interessante conduzir estudos de viabilidade, incluindo pesquisa de mercado.

Na pesquisa de mercado é interessante investir em ferramentas e técnicas de pesquisa que combine metodologias qualitativas e quantitativas com amplo perfil demográfico que ofereça representatividade e imparcialidade.

Para realizar pesquisas de mercado, é importante obter respostas de um mercado-alvo imparcial. Não apenas serão honestos com suas opiniões, mas também destacarão as falhas que um público tendencioso pode não descobrir. A realização de pesquisas primárias de mercado é uma oportunidade que um empreendedor não deve perder – é uma chance de entrar na cabeça de um cliente.

Como todo empreendedor sabe, iniciar um negócio sempre é dar um passo para o desconhecido. Portanto, é essencial validar seus negócios com o máximo possível de informações e dados sobre o seu mercado-alvo. Pode ser difícil colocar em prática, mas ser objetivo com qualquer ideia de negócio é uma das melhores chances de torná-lo um sucesso.

A pesquisa e o plano de negócios

A maioria das empresas iniciantes desenvolve um plano de negócios para delinear informações estratégicas vitais antes do lançamento de um produto ou serviço. No entanto, pode-se notar que o nível de pesquisa realizado para fortalecer um plano de negócios é relativamente baixo.

É fundamental realizar pesquisas de mercado primárias e secundárias. Pesquisas secundárias são aquelas já publicadas, ou seja, não são inéditas e estão disponíveis para todos. Fontes importantes de informações secundárias são revistas e publicações técnicas, boletins de entidades de classe, anuários, entre outras. Estas informações podem aprimorar a ideia de negócio e entender completamente a viabilidade do projeto, além de trazer as principais informações do mercado-alvo.

A pesquisa de mercado secundária fornecerá uma visão geral do seu mercado, o sucesso de produtos ou serviços anteriores, bem como os hábitos de compra anteriores do mercado-alvo. Esse tipo de pesquisa pode fornecer aos empreendedores um esboço de onde realizar pesquisas adicionais, revelando gaps nas atuais dados e áreas para uma investigação mais aprofundada.

Embora seja importante conhecer informações anteriores sobre sua área de interesse para um novo negócio, também é essencial conhecer o momento atual e o futuro próximo. Marcos e tendências se transformam rapidamente nos dias de hoje com produtos e serviços entrando e saindo do mercado muito rapidamente.

Ao conduzir pesquisas primárias com a participação de entrevistados, como os,  respondentes dos painéis desenvolvidos pelo Instituto QualiBest, os empreendedores podem obter as informações mais recentes sobre os desejos e necessidades do consumidor, permitindo que eles adaptem seu produto ou serviço de acordo com a demanda e ganhem vantagem competitiva. A pesquisa de mercado traz muitos benefícios para empresas iniciantes e empreendedores. As principais são informações imparciais, dados confiáveis, resultados uteis e informações exclusivas.

Com um plano de negócios bem feito e uma pesquisa de mercado bem conduzida, a chance de um empreendedor obter financiamento aumentará substancialmente devido a redução da percepção de risco. As informações imparciais obtidas nas pesquisas de mercado podem permitir que um empreendedor construa um produto e serviço que atenda às necessidades do cliente.

Quando pesquisas de mercado indicam que um produto ou serviço pode satisfazer uma necessidade ou desejo no mercado-alvo, o plano de negócios se torna muito mais válido e confiável, fator essencial para atrair investidores.