“Isolados fisicamente, mas mais conectados do que nunca”

Adriana Ribeiro
Gerente de Pesquisa Qualitativa do QualiBest

Estamos cada vez mais dependentes das tecnologias de comunicação – seja na vida pessoal ou profissional. Em tempos de coronavírus, em que as pessoas estão em quarentena, isso não significa que o mundo está parado.

Continuamos trabalhando em home office, assistindo aulas online, consumindo serviços de delivery e conversando com parentes e amigos via aplicativos com vídeo.

No entanto, do ponto de vista econômico, o cenário é incerto e desafiador. Todos os setores do mercado devem passar por transformações, tanto na área de produção quanto no relacionamento com os clientes.

Mas o que realmente irá mudar na mente dos consumidores? Como as pessoas serão afetadas por causa da Covid-19? Estarão mais ou menos consumistas? Haverá maior conscientização com o meio ambiente e seu entorno? Quais serão os novos valores que surgirão a partir desta experiência?

Para se manter competitivo e conhecer este consumidor que vai surgir do cenário pós-pandemia, uma solução adequada é desenvolver pesquisas. As que são oferecidas pelo QualiBest permitem reunir diversos públicos e obter vários insights.

Uma das vantagens em elaborar um estudo desse tipo é a possibilidade de avaliar como as prioridades do consumidor podem estar mudando. Outra é realizar testes de mensagens e de eficácia de anúncios para entender melhor quais mensagens e qual a linguagem que ressonarão melhor nesta nova realidade.

Como se comunicar com o consumidor em tempos de Coronavírus

Se hoje o desafio é estar “perto” das pessoas para compreender comportamentos, impulsos e motivações com dinamismo, o WhatsApp torna isso mais possível. Aproveitando a capilaridade e facilidades que o celular proporciona (fotos, vídeos), o QualiBest usa a plataforma em suas abordagens metodológicas para pesquisas de mercado.

Ideal para estudos rápidos, o aplicativo de mensagens permite chegar em todos os perfis de público e fazer avaliações pontuais.

Com estas abordagens o consumidor pode, por exemplo, descrever sua experiência de compra ou uso de um produto enviando fotos, vídeos e áudios enquanto vivencia o momento – e isso torna sua opinião mais precisa, pois não requer muito esforço de memória.

Esse método ainda oferece ao estudo uma grande riqueza de detalhes e de emoções de forma espontânea e sincera.

Outra forma de fazer pesquisas de mercado em tempos de Coronavírus é utilizar chats – os chamados grupos online – que permitem reunir pessoas de diversas localidades em um horário determinado para interagirem em grupo.

Já as comunidades online reúnem pessoas em uma plataforma digital especialmente desenvolvida para gerar um ambiente interativo e engajador onde é possível observar o que os participantes pensam e sentem em um contexto real.

A interação acontece com atividades periódicas tendo o tempo de duração e atividades planejadas de acordo com as necessidades de cada projeto.

As comunidades funcionam como etnografias digitais e trazem maior riqueza para o projeto na medida em que permitem explorações projetivas, upload de imagens e vídeos e tarefas de shopper.

Realizando pesquisas de mercado em tempos de coronavírus

o Qualibest conta ainda com o MergulhoExpress uma técnica em que os respondentes revelam opiniões sobre um tema a partir de vídeos feitos no cotidiano e enviados para o instituto.

A ideia é que o participante fique à vontade, o que contribui para que os resultados tenham relação mais próxima com a sua realidade. Assim, tem-se um entendimento de suas percepções, hábitos e demandas de forma dinâmica e ágil.

A flexibilidade, aliás, é uma das características dos modelos de pesquisa de mercado qualitativos online pois toda a abordagem pode ser moldada na medida em que o projeto avança.

Independente da técnica escolhida é fundamental um pesquisador com formação especializada e ampla experiência em pesquisa Qualitativa pois o profissional precisar ter técnicas de abordagem para deixar os participantes à vontade sem perder de vista os objetivos do projeto, além de, naturalmente, saber fazer o melhor planejamento para cada tipo de projeto.

Conheça aqui nossas soluções de pesquisas qualitativas especialmente voltadas para esse momento de quarentena.