Uma agência de pesquisa de mercado pode projetar, realizar e analisar pesquisas de mercado sob medida para a sua empresa, além de garantir que você obtenha as informações necessárias para tomar decisões estratégicas com base em evidências e dados confiáveis. 

Uma sólida pesquisa de mercado pode responder a perguntas importantes sobre marketing, satisfação do cliente, viabilidade de lançamento de novos produtos ou serviços e estratégia. 

Por outro lado, escolher a empresa errada pode custar caro – e o prejuízo é apenas o começo: se os objetivos da pesquisa estiverem confusos ou os dados forem mal interpretados, você poderá tomar decisões ruins com grandes impactos para seu negócio. 

Além disso, agências de pesquisa de mercado confiáveis garantirão que você esteja cumprindo a legislação de proteção de dados (lembre-se que em breve a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – entrará em vigor). 

Uma agência de pesquisa de mercado com experiência também garantirá que as conclusões tiradas sejam totalmente objetivas – difíceis de obter quando o proprietário de uma empresa investiga suas próprias ideias, produtos ou negócios. 

Fornecedores de pesquisa que “super prometem e não cumprem”, “projetos administrados por funcionários juniores” e que “estão demorando muito para entender nossos negócios” são problemas comuns que podem tornar o processo frustrante. Mas não deve ser. 

Então, depois de avaliar o tipo de agência que melhor atende as suas necessidades, ainda há três perguntas principais que você deve fazer para escolher uma empresa de pesquisa de mercado: 

Ela irá fornecer insights acionáveis? 

Não basta fornecer os dados: uma grande empresa de pesquisa de mercado fornecerá insights acionáveis. 

Isso significa que, ao falar com possíveis empresas, pergunte como elas podem ajuda-lo a tomar uma decisão. Você se beneficiará mais quando encontrar um pesquisador consultivo que dedique algum tempo para entender seus negócios. 

Eles devem estar interessados ​​no que você está fazendo, quem são seus concorrentes e o que você deseja realizar. Além disso, não desanime se eles recuarem – isso é uma característica de um pesquisador forte, confiante em suas recomendações. 

Além disso, examine como eles expressam objetivos na proposta. Escolha uma empresa que exprima seus objetivos em termos de tomada de decisão. O objetivo é simplesmente realizar um estudo de reconhecimento da marca ou, ao contrário, entender o reconhecimento da marca para então identificar o público com a maior oportunidade para o negócio? 

Ela se destaca na coleta e análise de dados? 

Uma boa maneira de avaliar o conhecimento de uma empresa é se perguntar quais metodologias de coleta e análise de dados melhor atendem aos seus objetivos. 

Então, converse com o especialista da empresa de pesquisa e verifique como eles obtêm dados de qualidade. Eles devem saber como filtrar entrevistados indesejados e identificar fraudadores. Além disso, seus estudos devem ser concisos, fáceis de seguir, eficientes e devem limitar os vieses. Com medidas como essa, melhores descobertas podem levar a melhores decisões para sua empresa. 

Essa empresa de pesquisa tem cases de sucesso para apresentar? 

Encontre uma empresa que possa fornecer referências de clientes com objetivos como o seu, entre em contato com as referências e pergunte-lhes como eles usaram a pesquisa. 

Uma boa empresa deve ser capaz de conectá-lo a clientes satisfeitos que usaram suas pesquisas para fundamentar decisões. 

Assim como em uma entrevista de emprego, as referências podem ser uma ótima maneira de ouvir como é trabalhar com o(a) candidato(a). Faça algumas ligações antes de decidir –as referências que eles fornecerão provavelmente terão críticas positivas. Portanto, não deixe de perguntar razões e até pedir exemplos. 

Certifique-se de que eles respeitem seu orçamento e necessidades. Um bom instituto de pesquisa de mercado não oferece apenas soluções “padrão ouro”, mas também devem levar em consideração seu orçamento de marketing e suas necessidades. 

Existem vários outros fatores que devem ser considerados, como controles de qualidade, capacidade de resposta e recursos dos respondentes. No entanto, comparar empresas de pesquisa com essas três perguntas principais em mente ajudará a fazer um sólido investimento em pesquisa. 

Mas, se ainda tiver dúvidas, escolha um critério de desempate e seja objetivo. Qual finalista seria melhor nas seguintes tarefas: 

  • Entregando resultados com credibilidade à sua equipe de gerenciamento executivo? 
  • Se dando bem com sua equipe de projeto? 
  • Agregando valor ao processo através de conhecimentos contextuais relevantes? 
  • Mantendo seu projeto fiel aos objetivos estabelecidos por meio de uma abordagem formal de gerenciamento de projetos? 
  • Ter conhecimento de negócios suficiente para interpretar com precisão os resultados e ajudar a conduzir decisões de negócios reais?