Dicas

Como as empresas lidam com a Diversidade de Gênero?

Com o intuito de mapear essa diversidade no ambiente de trabalho, desenvolvemos em setembro, um estudo em parceria com a consultoria Tree, onde ouvimos 600 pessoas com idades entre 18 e 64 anos, de todo o país e que atualmente estão empregadas.

Entre os entrevistados, 37% são de empresas que possuem 500 funcionários ou mais, 36% trabalham há 2 anos ou menos na mesma empresa, 29% são do setor de serviço e 63% são analistas, assistentes ou auxiliares.

Sobre o que significa o termo gênero, 87% afirmam saber exatamente o que se trata, no entanto, 27% acreditam que os termos sexo e gênero são sinônimos.

Cerca de 78% dos respondentes disseram existir mulheres em cargos de liderança executiva em suas empresas, 84% acreditam que a empresa garante que as decisões internas sejam tomadas com a participação das mulheres, independente se ocupam um cargo de líder ou não.

Além disso, 48% disseram que a liderança de sua empresa é composta por homens e mulheres em igual proporção, 42% que os homens são maioria e apenas 10% onde as mulheres predominam.

Essa desigualdade, talvez possa ser explicada quando 71% dos entrevistados, declararam que a empresa na qual trabalham não possui materiais de comunicação interna relacionado ao assunto e que em 69%, a empresa nunca realizou nenhuma iniciativa voltada ao tema, o que nos leva ao fato de que 45% declararam que a empresa onde atuam não possui treinamentos de liderança focados na diversidade de gênero.

Entre as mulheres, 51% afirmam que o seu líder, seja homem ou mulher, não está preocupado com a promoção da diversidade de gênero na empresa e 34% acreditam que a empresa não garantiria o sigilo e proteção, caso expressassem suas opiniões sobre o tema, situações de assédio, ofensa ou discriminação.

Por falar em discriminação, 50% dos entrevistados já presenciaram alguma situação em que homens ou mulheres foram vítimas de comentários prejudiciais ou ofensivos e 27% disseram que a empresa possui casos de assédio moral, sexual ou discriminação de gênero, inclusive contra gestantes.

 

Saiu na mídia: Valor Economico

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

BBB 24: iFood e Mercado Livre são as marcas mais lembradas

O BBB 24  está em sua reta final. Neste ano, o reality contou com a…

abril 16, 2024

91% dos internautas brasileiros acreditam que a vida irá melhorar em 2024

91% dos internautas brasileiros acreditam que a vida irá melhorar em 2024. Levantamento realizado pelo…

fevereiro 23, 2024

47% dos internautas brasileiros mudam de marca por opções mais acessíveis

47% dos internautas brasileiros mudam de marca por opções mais acessíveis, aponta pesquisa. Levantamento realizado…

fevereiro 2, 2024

A Pesquisa Tracking ajuda a monitorar a satisfação do cliente?

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, a satisfação do cliente torna-se uma métrica…

janeiro 21, 2024

Teste de Preço: como encontrar o preço ideal de seu produto

Um teste de preço, também conhecido como teste de precificação, é uma prática empresarial que…

janeiro 18, 2024

A prática do storytelling ainda é eficaz no mundo dos negócios?

No universo dinâmico e competitivo dos negócios, contar histórias não é mais apenas uma forma…

janeiro 15, 2024