Dicas

Como as empresas lidam com a Diversidade de Gênero?

Com o intuito de mapear essa diversidade no ambiente de trabalho, desenvolvemos em setembro, um estudo em parceria com a consultoria Tree, onde ouvimos 600 pessoas com idades entre 18 e 64 anos, de todo o país e que atualmente estão empregadas.

Entre os entrevistados, 37% são de empresas que possuem 500 funcionários ou mais, 36% trabalham há 2 anos ou menos na mesma empresa, 29% são do setor de serviço e 63% são analistas, assistentes ou auxiliares.

Sobre o que significa o termo gênero, 87% afirmam saber exatamente o que se trata, no entanto, 27% acreditam que os termos sexo e gênero são sinônimos.

Cerca de 78% dos respondentes disseram existir mulheres em cargos de liderança executiva em suas empresas, 84% acreditam que a empresa garante que as decisões internas sejam tomadas com a participação das mulheres, independente se ocupam um cargo de líder ou não.

Além disso, 48% disseram que a liderança de sua empresa é composta por homens e mulheres em igual proporção, 42% que os homens são maioria e apenas 10% onde as mulheres predominam.

Essa desigualdade, talvez possa ser explicada quando 71% dos entrevistados, declararam que a empresa na qual trabalham não possui materiais de comunicação interna relacionado ao assunto e que em 69%, a empresa nunca realizou nenhuma iniciativa voltada ao tema, o que nos leva ao fato de que 45% declararam que a empresa onde atuam não possui treinamentos de liderança focados na diversidade de gênero.

Entre as mulheres, 51% afirmam que o seu líder, seja homem ou mulher, não está preocupado com a promoção da diversidade de gênero na empresa e 34% acreditam que a empresa não garantiria o sigilo e proteção, caso expressassem suas opiniões sobre o tema, situações de assédio, ofensa ou discriminação.

Por falar em discriminação, 50% dos entrevistados já presenciaram alguma situação em que homens ou mulheres foram vítimas de comentários prejudiciais ou ofensivos e 27% disseram que a empresa possui casos de assédio moral, sexual ou discriminação de gênero, inclusive contra gestantes.

 

Saiu na mídia: Valor Economico

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

Pesquisa de saúde de marca: monitore a percepção da sua marca e fortaleça sua presença no mercado

A pesquisa de saúde de marca é uma metodologia essencial para empresas que desejam acompanhar…

junho 25, 2025

Instituto QualiBest apresenta estudo sobre ESG no CMO Summit 2025

O Instituto QualiBest marcará presença no CMO Summit 2025, o maior evento de marketing do…

junho 17, 2025

Portfólio de produto: como a pesquisa quantitativa ajuda a definir o mix ideal de itens da sua marca

O portfólio de produto é o conjunto de todos os itens ou serviços que uma…

junho 13, 2025

Teste de Logo: o que é, como funciona e por que sua marca deve investir nesse tipo de pesquisa

O Teste de Logo é uma pesquisa que avalia como os consumidores percebem um logotipo,…

junho 10, 2025

Pesquisa aponta que cerca de 60% dos internautas brasileiros viajam de avião usariam “carros voadores” para se locomover

Imagine usar carros voadores para se deslocar? Se sua resposta for sim, saiba que você…

junho 10, 2025

Guia da pesquisa qualitativa: saiba tudo sobre esse método de pesquisa

O sucesso de uma empresa depende de decisões baseadas em dados que vão além de…

junho 3, 2025