A pesquisa de mercado é a chave para aprender o que seus clientes-alvo desejam, oferecer os melhores produtos e serviços e ficar à frente dos concorrentes, mas será que é possível realizar pesquisas de mercado com o budget reduzido?

Dependendo do tamanho da sua empresa, no entanto, as atividades de pesquisa podem requerer recursos financeiros e prazo – isso às vezes dificulta sua aprovação interna. Principalmente quando a resposta desejada não é tão complexa.

Mas, nesta era digital, os profissionais de marketing têm acesso a muitas ferramentas que permitem substituir os métodos tradicionais de pesquisa para reunir os insights que precisam para ter sucesso.

É cada vez mais necessário oferecer soluções que atendam às necessidades de todos os clientes, inclusive os que têm budget reduzido, entregando bons insights de pesquisas com menos.
Como realizar pesquisas de mercado com budget reduzido? Aqui a gente esboça algumas respostas.

Respostas assertivas e 100% digitais

Uma ferramenta que atende este critério é o QExpress, desenvolvida por nós para permitir que diferentes pessoas respondam dúvidas sobre campanhas, estratégias, produtos ou conceitos com prazo e budget reduzido.

Ela tem a vantagem de ser 100% digital, fundamental em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.

Inovação com budget reduzido?

Aos poucos, o uso de planilhas está se tornando ultrapassado para análises de dados. Conforme a tecnologia foi evoluindo no mundo corporativo, surgiram os dashboards, que evitam esforços desnecessários e oferecem uma visão mais ampla de todo o cenário corporativo para, assim, ajudarem na tomada de decisões estratégicas e assertivas.

Dashboards são apresentações virtuais online das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos de negócio, consolidadas e ajustadas em uma única tela para que a informação possa ser monitorada de forma ágil.

O dashboard do QExpress, por exemplo, oferece acompanhamento em tempo real, com cruzamento de variáveis, nuvens de palavras e exportação automatizada de relatórios em PPT e Excel.

Mas há outras opções para budgets reduzidos:

Usar dados secundários

A pesquisa primária envolve a geração de dados. Por exemplo, quando uma empresa de pesquisa de mercado é contratada para conduzir um projeto, os dados coletados e a análise dos dados são pesquisas primárias.

Já a pesquisa secundária envolve o uso de pesquisas existentes para tirar conclusões sobre um tópico em investigação.

Com um budget reduzido, uma empresa pode pesquisar, encontrar e usar os dados primários existentes para analisar um problema ou pergunta sobre a qual buscam informações.

A pesquisa de mercado envolve a compreensão das necessidades, preferências e opções do consumidor. É possível pesquisar dados existentes sobre o mercado-alvo, produto ou serviço de uma empresa e, em seguida, usá-los para tirar suas conclusões – uma ótima opção para budgets reduzidos.

Realizar pesquisas de mercado com clientes atuais

Os clientes atuais são pessoas que já compram o produto ou serviço de uma empresa e, assim, que podem oferecer informações para a elaboração de um banco de dados. Quando uma empresa possui endereços de e-mail atuais dos seus consumidores, é mais barato realizar pesquisas com eles – porque é sempre mais caro localizar os prospects. O uso de um banco de dados atual reduzirá o custo do projeto de pesquisa de mercado.

Usar o site da empresa é uma boa saída para o budget reduzido

Um site corporativo é ativo móvel. É provável que um cliente atual ou potencial o visite para verificar os produtos e/ou serviços oferecidos e, nesse interim, pode ser uma boa estratégia entregar um link para entender melhor suas demandas.

As perguntas podem ser até elaboradas em conjunto com especialistas de pesquisa de mercado e inseridas diretamente na página inicial. Qualquer visitante do site terá a oportunidade de responder às perguntas da pesquisa sem que a empresa gaste dinheiro para encontrar os respondentes.

Uma organização ainda pode aumentar a participação dos clientes colocando a pesquisa diretamente na página inicial. Para que o visitante veja imediatamente a opção, ainda pode criar uma caixa pop-up o convidando a participar.

Monitorar as mídias sociais

As plataformas de mídia social explodiram em popularidade e acessibilidade na última década. A maioria das empresas possui páginas de negócios em mídias sociais e geralmente usa várias plataformas de mídia social. A mídia social é uma ótima maneira de alcançar um mercado-alvo para coletar informações e expandir a exposição da marca.