Na medida que os mercados ficam mais competitivos e os clientes estão cada vez mais exigentes, demandando experiências únicas e transparentes, o processo de tomada de decisão se torna mais complexo. Nesse cenário, a pesquisa de mercado ganha mais importância. Com os dados de pesquisa será possível conhecer e monitorar o mercado consumidor e concorrente, dimensionar a demanda, verificar a presença do público-alvo (clientes e prospects), avaliar ações de marketing, etc. E os insights de pesquisa permitem observar tendências, identificar novas demandas e monitorar a dinâmica e o comportamento dos diferentes segmentos e nichos.

As pesquisas podem ser classificadas segundo a fonte dos dados – primários e secundários, conforme o método – qualitativas e quantitativas, e pela frequência de aplicação – contínuas e esporádicas, entre outras.

O que são dados de pesquisa primários?

Os dados primários são aqueles coletados por um pesquisador para o propósito da pesquisa.

Os dados primários são coletados por meio de diferentes metodologias de pesquisa, como questionários online, entrevistas em profundidade, grupos de discussão, podendo ser usados para avaliar e definir itens como:

1  –  Características demográficas, socioeconômicas e de estilo de vida

  • Dados utilizados para segmentar um público-alvo: – gênero, nível educacional, estado civil, número de filhos, renda, ocupação, posse de bens

2 – Atitudes e opiniões

  • Conhecer as atitudes dos clientes/consumidores em relação à marca, seus produtos e produtos concorrentes
  • Levantar comportamento de compra, aceitação e rejeição ao produto, avaliar propagandas e promoções de venda

3 – Conscientização e conhecimento

  • Identificar o que os entrevistados sabem a respeito de determinado produto, serviço, marca, propaganda
  • Verificar o nível de consciência em relação ao produto, suas características, onde está disponível para ser comprado, seu preço, empresa que produz, onde é produzido, como deve ser usado e com que finalidade, diferenças em relação ao produto oferecido pelos concorrentes

4 – Motivações

  • Identificar necessidades, desejos, vontades, impulsos, fatores de escolha ou qualquer outro estado que conduza o comportamento e hábitos das pessoas
  • Entender melhor os consumidores possibilitando influenciar o seu comportamento

5 – Comportamento passado e presente

  • Refere-se ao que as pessoas fizeram ou estão fazendo
  • Entender melhor os consumidores e assim antecipar ou prever o seu comportamento futuro: compra e uso

6 – Intenções

  • Refere-se a previsões e antecipações de comportamentos futuros declarados pelos próprios entrevistados

O que são dados de pesquisa secundários?

Os dados de pesquisa secundários são aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e até mesmo analisados, com outros objetivos que não os da pesquisa em questão. Além da fonte interna, constituída pelo banco de dados da empresa, outras fontes externas podem ser consultadas, como os relatórios gerados por organizações, instituições de ensino, institutos de pesquisa, publicações científicas, entidades e demais fontes governamentais, como IBGE, FGV, IPEA, Sebrae etc.

Também é possível comprar relatórios de empresas especializadas que vendem dados sobre compras domésticas, participação de mercado, preços de varejo, análise de padrão de consumo, entre outros.

O termo Desk Research é usado quando se busca de dados secundários.

Quando usar dados primários ou secundários?

Como avaliar quais dados devem ser usados para gerar insights e a eficiente tomada de decisão? Dados de pesquisa primários ou secundários? Na verdade, o objetivo da pesquisa é que irá definir essa questão.

Enquanto os dados de pesquisa primários vão responder a questões que sejam do interesse específico da marca, analisando o comportamento do consumidor, os dados de pesquisa secundários podem ajudar a mapear o cenário, identificando o público alvo e gerando insights de pesquisa relacionados a tendências e padrões de comportamento. Desta forma um complementa o outro, tornando o processo de geração de insights mais elaborado e eficiente.

Temos uma solução personalizada para cada um dos seus desafios, com estudos para todos os estágios de vida de seus produtos ou serviços.

Saiu na mídia: Pesquisa: brasileiros querem viver até os 85 anos, mas descuidam da saúde