Não adianta, pelo menos, uma vez na vida você já parou para assistir nossa Seleção Brasileira disputar um jogo na Copa do Mundo. A seleção brasileira é a única a comparecer a todas as Copas do Mundo disputadas, com 109 partidas desde a primeira participação, em 1930, no Uruguai.

Não somente participantes, mas também somos os únicos no mundo a conquistar cinco prêmios do evento até agora!

Por isso, nós decidimos não só realizar um estudo de Copa do Mundo para saber o que os internautas pensam sobre o assunto, mas também quais marcas consomem, o que pensam e como se preparam para um evento desse tamanho?

Decidimos fazer um termômetro da Copa, ou seja, durante o nosso estudo, nós aplicamos mais vez as mesmas perguntas a fim de entender se havia alterações nos  resultados à medida que chegávamos perto de seu início e também a aplicação de novas perguntas ao avançar dessa competição. Quer conferir?

Vem com a gente!

A primeira Copa do Mundo

Nós perguntamos aos internautas brasileiros qual era a primeira lembrança que individualmente cada um tinha do evento.

Para isso, deixamos uma caixa aberta para que os respondentes tivessem liberdade de escolher os anos mais marcantes, ou as experiências que viessem de primeira na cabeça.

Quer ver o que eles compartilharam conosco? Confira!

Clique para ampliar a imagem

A lembrança também é escrita. Além de nomear quais foram os anos mais marcantes, nossos internautas compartilharam as histórias de sua primeira copa do Mundo, com amigos e familiares!

Clique para ampliar a imagem

A preparação também faz parte do jogo

A lembrança faz parte dos brasileiros, mas como os internautas realizam a preparação para assistir aos jogos da Copa do Mundo? Muita gente acaba deixando tudo de lado e foca em assistir tudo o que pode, sem querer perder nada! Você é um deles?

Mas para ter certeza disso, nós perguntamos aos internautas se eles pretendiam esquecer dos problemas e só focar na Copa!

Clique para ampliar a imagem

E o que você consome durante o jogo? Esse tema também foi abordado em nossa pesquisa. Afinal, o brasileiro é conhecido por churrasco no final de semana, uma cerveja gelada e muito samba no pé!

Clique para ampliar a imagem

O acompanhamento também é o prato principal

Você já parou para pensar na quantidade de coisas que mudaram nos últimos 4 anos? Nossos hábitos, sonhos, desejos e o mais importante, a forma como consumimos conteúdos, informações e notícias.

Não é para menos que também fomos atrás para saber a forma como nossos internautas estão acompanhando a Copa do Mundo.

Será que com as redes sociais fazendo mais parte do nosso dia a dia, alterou a forma como estamos assistindo aos jogos de Copa?

Clique para ampliar a imagem

E quanto aos influenciadores, será que são importantes nessa estratégia?

Em nosso estudo de influenciadores digitais, ao menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influencers.

E na pesquisa de Copa, 38% afirmam que seguem algum influenciador ou youtuber de esporte. Dentro do universo da Copa do Mundo, quais deles têm mais visibilidade?

Clique para ampliar a imagem

Patrocínio em evento é importante?

Todo mundo lembra dos jogos mais empolgantes e memoráveis da Copa do Mundo, mas todo mundo também lembra dos principais patrocínios das marcas. Afinal, são promoções dos patrocinadores e jogos.

Em uma pergunta estimulada, nós fomos atrás de saber qual é a marca que os internautas brasileiros mais citam quando perguntados sobre o tema?

Vem aqui conferir!

Clique para ampliar a imagem

O legal da Copa são as promoções!

Dentro desse assunto, as promoções que as marcas fazem estão sempre mudando a cada jogo, são várias dinâmicas e prêmios! E, quais são as preferidas dos brasileiros nessa época? Você participou de alguma?

São essas promoções que também dão o ar da graça de participar mais ativamente dos jogos e assistir tudo!

Clique para ampliar a imagem

E o pós-Copa?

O ânimo em relação ao evento caiu para 48%, sendo o menor índice desde o início dos estudos sobre Copa do Mundo. No começo de dezembro, antes da eliminação do time brasileiro, esse percentual era de 64%.

Para os entrevistados a vitória do Brasil teria um impacto importante em como o brasileiro se sente. Para 54% dos entrevistados uma vitória influenciaria positivamente como se sentem interiormente, e ainda, para 47% a conquista do campeonato influenciaria positivamente em seu relacionamento com seus amigos.

E como as marcas foram afetadas?

Algumas marcas conquistaram uma maior visibilidade como patrocinadoras do evento, ficando mais na cabeça do internauta, em comparação ao período anterior aos jogos. A Budweiser, por exemplo, que não aparecia entre as 5 marcas mais citadas espontaneamente como parceira/patrocinadora do evento, aparece agora com a terceira maior percentual de lembrança, atrás apenas da Coca-Cola, que seguiu na liderança.

Após o estímulo de mais de 60 marcas, a Adidas continua na liderança comparado aos resultados coletados antes do início da Copa. E as marcas que ganharam maior visibilidade entre os internautas com o reconhecimento do patrocínio ao evento foram: Budweiser, Qatar e McDonald’s. Já quem perdeu reconhecimento como patrocinadora do evento foi a Nike, sendo lembrada por apenas 32% dos internautas, caindo da 3ª para a 6ª marca mais lembrada.

Clique para ampliar a imagem

O que a Copa do Mundo tem de melhor?

Para 53%, a “União de todos torcendo por um mesmo ideal” é o que tem de melhor em uma Copa do Mundo.  Entre as mulheres, esse percentual é ainda maior, chegando a 61%. A “Alegria das comemorações” foi o segundo fator mais citado, mencionado pela metade dos entrevistados. Já confraternização entre as pessoas foi citado por 44% dos entrevistados e ficou na terceira posição.

Quem se destacou?

Quando questionados sobre qual foi o momento mais marcante ou a grande personalidade da Copa, 72% citaram um jogador como destaque marcante e entre eles os mais citados foram: Neymar (33%), Richarlison (29%) e Messi (14%).

Entre os que citaram uma seleção entre os destaques marcantes (62%), 40% mencionaram a seleção do Marrocos, seguido por 36% que mencionaram a seleção Brasileira. 45% ainda citaram as torcidas como destaque e, entre elas, a torcida Brasileira a mais marcante para 53%, seguida pelas torcidas do Japão e da Argentina com 10% das citações cada.

43% ainda destacaram um treinador, sendo o Tite (treinador da seleção brasileira) o mais mencionado, positiva ou negativamente.

A gente se encontra no campo em 2026? E continuamos aqui na espera do Hexa! ⚽🏆

Antes de ir embora… Quer ver o que já saiu na mídia sobre o assunto?

Você sabe quais são as marcas que os brasileiros mais se recordam nessa época do ano? Clique aqui para conferir!

E como se dá a paixão do brasileiro pela Copa do Mundo? Clique aqui para ler sobre o assunto!