A concorrência em todos os ambientes de negócios é cada vez mais acirrada, podendo vir de qualquer lado, com produtos substitutos, similares, preços mais baixos ou mesmo com produtos ou serviços que antes não eram tidos como concorrentes. Então, como o seu produto, serviço e marca podem se destacar? Com conhecimento sobre quem é e o que quer o seu público consumidor, quanto ele está disposto a pagar, qual seu nível de satisfação, com quais marcas ele se relaciona e outras questões que podem ser respondidas com a aplicação de pesquisas.

Mas o processo de desenvolvimento de pesquisas requer muita expertise. Sem a presença de uma equipe de profissionais, os erros serão inevitáveis e podem causar prejuízos imensuráveis. E quais são os piores erros que a sua empresa pode cometer ao realizar pesquisas com o público consumidor?

1 – Ter objetivos mal definidos

O que a sua empresa quer descobrir com a pesquisa? Será definir a percepção da qualidade e da variedade dos produtos, dos preços ou entender hábitos de uso e compra? A falta de um objetivo bem definido é talvez um dos erros mais comuns durante o planejamento de pesquisas com público consumidor, já que é impossível responder a todas as dúvidas de uma vez só. A eficiência de uma pesquisa exige foco na hora de decidir para quais objetivos de negócio a pesquisa deve ser direcionada.

Uma pesquisa de mercado deve partir de uma necessidade real de informação em que haja dúvidas para serem respondidas. Pense em quais são os desafios do seu negócio e que informações poderiam ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas. Pode ser para saber como os consumidores estão percebendo a sua marca, ou então procurar as causas da baixa aceitação de um produto. Tudo depende do momento.

2 – Não definir a melhor metodologia e abordagem

Após identificar o objetivo das pesquisas com seu público consumidor, é preciso estudar a melhor metodologia a ser usada. A pesquisa de mercado pode ser qualitativa ou quantitativa.

Qualitativa – Privilegia informações não estatísticas que foram coletadas por meio de opiniões, observações de utilização, experiência e costumes. É caracterizada por questionários com respostas abertas. Quer dizer, textos dissertativos a respeito do que foi questionado.

Quantitativa – Trabalha com dados estatísticos e indicadores numéricos. É caracterizada por respostas fechadas. A objetividade desse método faz com que o resultado seja apurado com mais agilidade. Nessa pesquisa é necessário definir o universo (público), pois é a amostra (fração do universo) que vai apontar a média geral.

Ou até contar com um time sênior de profissionais de pesquisa especialistas no seu setor, combinando metodologias inovadoras Quali & Quanti para obter respostas efetivas e análises estatísticas elaboradas.

Além disso, é preciso definir qual será a melhor abordagem para engajar o público alvo.

O desenvolvimento de inovadoras ferramentas de pesquisas online vem facilitando o diálogo, acompanhando a evolução do consumidor. O pesquisador ganha a capacidade de cruzar dados vindos de diferentes fontes, como painéis, questionários, redes sociais, vídeos realizados pelos próprios entrevistados, interações com o produto ou serviço, entre outras.

E tudo de forma interativa, intuitiva e amigável, o que gera uma maior aproximação com a realidade e a rotina das pessoas. Os respondentes recebem estímulos de vários tipos, podendo ser visuais ou sonoros, por exemplo, que os incentivam a participar e geram mais engajamento com o tema. O Instituto QualiBest oferece diversos modelos de coletas digitais, como painéis, e ferramentas como QBook, QMergulho, QTogether.

3 – Desconhecer o público-alvo

Além dos objetivos básicos das pesquisas, é muito importante ter clareza do seu público consumidor, ou o seu público alvo, ou seja, para quem você irá direcionar a pesquisa. Dessa forma, seus resultados serão mais relevantes para a tomada de decisão. Quem são as pessoas que compram ou vão comprar o seu produto ou serviço?

É preciso reunir um conjunto de informações a respeito delas, como faixa etária, gênero, estado civil, estilo de vida, necessidades, problemas, entre outros detalhes que você considerar relevante para montar uma estratégia. Afinal, quanto mais você souber sobre o seu público, mais terá condições de compreender o seu comportamento de compra. Isso influencia positivamente na qualidade do relacionamento, além de aumentar as chances de engajamento e fidelização do cliente.

4 – Falta de dimensionamento do tamanho da amostra

Ainda que se tenha segmentado bem o seu público, é importante que a amostra seja representativa. Restringir demais o número de pessoas que vai abordar, pode limitar o volume de percepções a respeito do ponto que está investigando.

Para evitar um levantamento que não seja aderente ao objetivo, é preciso garantir que o número de participantes seja relevante ao seu propósito. Assim, você pode confiar nos resultados e assegurar a pertinência dos seus insights.

5 – Ter um questionário ruim

As perguntas devem ser simples, diretas e imparciais. Mas também devem oferecer uma visão ampla do seu problema. Você pode inserir perguntas como “Do que você gosta?”, “Do que você não gosta?”. O que ele sente quando interage com o seu produto? É preciso entender esse contexto.

Mas não inclua perguntas tendenciosas: se você colocar determinados juízos de valor nas suas perguntas, pode ter dois problemas: o primeiro é ofender alguns consumidores; o segundo, obter respostas que não refletem a realidade, pois foram “manipuladas” na hora de elaborar a pesquisa.

E também o questionário não deve ser muito longo. As pessoas não gostam de perder tempo respondendo a muitas perguntas, portanto não exagere no tamanho do questionário. O ideal é fazer uma pré-seleção pensando na necessidade de cada pergunta para o objetivo principal de sua pesquisa, colocar em ordem de importância e eliminar as que parecerem menos relevantes.

6 – Usar linguagem inapropriada para o público alvo

Sua linguagem deve ser clara, direta e adequada ao perfil do seu público alvo. Procure olhar o seu questionário com os olhos das pessoas que deseja entrevistar. Não use linguagem muito técnica, a menos que os consumidores sejam usuários de produtos tecnicamente sofisticados, ou excesso de formalidades. Muitas vezes as pessoas deixam de participar por não entenderem bem a proposta ou o que é perguntado ou pela abordagem demasiado invasiva. Evite questões que possam ter dupla interpretação.

Escolha com cuidado o formato mais adequado para as respostas que você pretende encontrar em sua pesquisa de mercado: uma resposta única, múltipla escolha ou dissertativa? Quanto mais claras forem as questões, melhor será o entendimento dos entrevistados e consequentemente as respostas serão mais confiáveis.

7 – Não apresentar os resultados de forma intuitiva

Os resultados da pesquisa devem permanecer organizados em forma de relatórios, dashboards e gráficos de fácil assimilação. Assim, eles poderão ser consultados e analisados com mais agilidade em outras épocas. Considere que esse arquivo não é relevante apenas para o momento atual, mas um espelho para o futuro.

É importante registrar as etapas de como se deu o processo, quantas pessoas foram entrevistadas, tempo de execução e colaboradores envolvidos. Para que todos possam ter acesso ao resultado, é recomendável divulgar a pesquisa para a equipe de trabalho. Assim, é possível buscar melhorias em conjunto.