Corrupção é um tema que sempre esteve presente na vida e nas conversas de todos os brasileiros. Pensando nisso, a pesquisa Percepções sobre a Corrupção realizada pelo Instituto QualiBest em conjunto com o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), entrevistou mais de 1.600 pessoas, entre os dias 10 e 16 de junho de 2022, a partir de questionários de autopreenchimento, com o objetivo principal de perceber como os brasileiros entendem o que é corrupção e suas reações a experiências do cotidiano.

Corrupção não é o tema mais importante

A pesquisa aponta que a corrupção não é o tema de maior preocupação dos brasileiros. Saúde pública ocupa o 1º lugar quando a pesquisa aborda quais os temas relevantes a serem priorizados na busca de soluções, seguida por educação, desemprego e corrupção, respectivamente.

Contato com a corrupção

Observa-se também que somando respostas entre os que foram abordados e os que conhecem quem foi, 40% dos respondentes conhecem quem teve contato com a corrupção.

Os entrevistados também já percebem uma naturalização da corrupção, incorporada a comportamentos tidos como naturais como, por exemplo, fornecer alimentos sem pagamento a policiais em padarias; um cidadão pede ajuda ao vizinho por ser um servidor público e pode ajudá-lo na agilização de um processo; ou um médico que usa sua influência para internar a mãe em um hospital público.

Desconhecimento de canais de denúncia

Mais da metade dos respondentes (55%) não conhecem ou não sabem quais os canais de denúncias contra a corrupção de seu município e 34% conhecem, mas nunca usaram.

Segundo Roberto Livianu, presidente do Inac e procurador de justiça criminal do MPSP, a partir das indagações feitas, “emerge a premente necessidade de significativo aprimoramento do conhecimento e acesso aos canais de denúncias de irregularidades nos 5568 municípios brasileiros, desconhecidos por grande parte dos respondentes”.

Para saber mais sobre a pesquisa do QualiBest em parceria com o INAC, entre em contato com a nossa equipe.