Corrupção é um tema que sempre esteve presente na vida e nas conversas de todos os brasileiros. Pensando nisso, a pesquisa Percepções sobre a Corrupção realizada pelo Instituto QualiBest em conjunto com o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), entrevistou mais de 1.600 pessoas, entre os dias 10 e 16 de junho de 2022, a partir de questionários de autopreenchimento, com o objetivo principal de perceber como os brasileiros entendem o que é corrupção e suas reações a experiências do cotidiano.

Corrupção não é o tema mais importante

A pesquisa aponta que a corrupção não é o tema de maior preocupação dos brasileiros. Saúde pública ocupa o 1º lugar quando a pesquisa aborda quais os temas relevantes a serem priorizados na busca de soluções, seguida por educação, desemprego e corrupção, respectivamente.

Contato com a corrupção

Observa-se também que somando respostas entre os que foram abordados e os que conhecem quem foi, 40% dos respondentes conhecem quem teve contato com a corrupção.

Os entrevistados também já percebem uma naturalização da corrupção, incorporada a comportamentos tidos como naturais como, por exemplo, fornecer alimentos sem pagamento a policiais em padarias; um cidadão pede ajuda ao vizinho por ser um servidor público e pode ajudá-lo na agilização de um processo; ou um médico que usa sua influência para internar a mãe em um hospital público.

Desconhecimento de canais de denúncia

Mais da metade dos respondentes (55%) não conhecem ou não sabem quais os canais de denúncias contra a corrupção de seu município e 34% conhecem, mas nunca usaram.

Segundo Roberto Livianu, presidente do Inac e procurador de justiça criminal do MPSP, a partir das indagações feitas, “emerge a premente necessidade de significativo aprimoramento do conhecimento e acesso aos canais de denúncias de irregularidades nos 5568 municípios brasileiros, desconhecidos por grande parte dos respondentes”.

Para saber mais sobre a pesquisa do QualiBest em parceria com o INAC, entre em contato com a nossa equipe.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato