A marca é a identidade de uma empresa. E uma estratégia de rebranding quando bem trabalhada, é geralmente a linha divisória entre uma organização bem-sucedida e uma que falha completamente.

Às vezes, a mudança de marca é a consequência da fusão de duas empresas, mas na maior parte das vezes é um processo feito por quem está começando a estagnar ou, ao contrário, cresceu tanto que a marca não reflete mais o que a organização é. Pode envolver desde uma pequena alteração no logotipo até uma revisão completa de todos os seus recursos visuais e sonoros.

Você precisa de uma estratégia de rebranding?

Está na hora de começar de novo? Antes de dar este passo, você deve decidir se é realmente a escolha certa para sua empresa.

Às vezes, mudar a marca implica o risco de confundir sua base de clientes. Isso é especialmente verdadeiro para empresas estabelecidas que desenvolveram um relacionamento com seu público e ganharam uma reputação que vale a pena manter. Como você pode atualizar sua marca sem chocá-lo?

Em um esforço de rebranding, parte-se do pressuposto que você já considerou seus clientes existentes e seu público-alvo durante a elaboração da estratégia. Tão importante quanto é planejar a forma como comunicar a mudança aos clientes depois que ela é concluída.

Alterar as ofertas, logotipo ou nome do produto é uma grande transformação na maneira como você posiciona sua empresa – e seu público precisará ser avisado. A falta de comunicação adequada dessas alterações pode prejudicar sua reputação e a confiança que você trabalhou tanto para criar entre sua marca e seu público.

Estratégia de rebranding: etapas para o sucesso

Se você decidiu seguir em frente, há quatro etapas para implementar o processo. Lembre-se, antes, que nem sempre é necessário um rebranding total. Às vezes, uma pequena alteração é mais do que suficiente.

Faça pesquisa

O primeiro passo é sempre pesquisar. Alguns pontos para tentar descobrir por meio dessa prática:

  • O setor: é sempre bom fazer uma pesquisa extra no mercado em que você atua para ver que tipo de marca seria mais eficaz;
  • Concorrentes: dê uma olhada nos principais players do seu setor e descubra o que eles estão fazendo de certo com suas marcas;
  • Seu público-alvo pretendido: quem você está tentando alcançar? Que tipo de aparência atrai esse público demográfico? Observe outras empresas que os segmentam em busca de semelhanças e até de demandas;
  • Posicionamento da sua própria marca: pesquise críticas e menções nas mídias sociais. Como você está sendo percebido pelo seu público? É um sentimento geralmente positivo ou negativo? Do que eles reclamam? O que eles dizem que você poderia fazer melhor?
  • Identificar histórias de sucesso: na mesma linha de estudar os concorrentes, procure as marcas novas para estudar as mudanças que fizeram e porque tiveram tanto sucesso ou, ao contrário, fracassaram;
  • Conversar com os funcionários: essa postura ajuda a entender o que eles gostam e o que eles acham que deve mudar.

Com a pesquisa concluída, você deve fazer um esboço dos materiais de marca existentes e decidir o que fica ou não. Resuma o que você deseja desse projeto, o que exatamente terá que mudar e quais seriam os responsáveis por cada tarefa. Compartilhe este documento com seus funcionários e verifique se todos estão na mesma página.

Reavalie a sua missão

Ao elaborar uma estratégia de rebranding, é hora de se perguntar: a filosofia e a missão declaradas pela minha empresa ainda a representam com precisão?

Este é um pequeno passo, mas importante. Se grande parte do seu negócio está, por exemplo, usando apenas produtos de origem ética, isso deve refletir-se não apenas na declaração de missão, mas em todos os seus materiais de identidade visual, marketing e papelaria.

É importante estabelecer quais são suas metas como empresa: o que, como e por que você está fazendo o que está fazendo – para que elas sejam refletidas com precisão.

Reavalie a sua visão e o objetivo

Este é sem dúvida o passo mais importante. Qual é o problema que você está tentando resolver? Considere o que torna sua marca instantaneamente reconhecível e distinta das outras.

Identifique elementos sobre sua marca atual que podem ser recuperados e adaptados. Discuta detalhadamente com designers e profissionais de marketing sobre as tendências atuais, a direção da sua empresa e o que você espera obter com sua nova marca.

Enfim, conte ao mundo

Realizadas as etapas anteriores, primeiramente certifique-se de planejar adequadamente o marketing da sua marca e esteja preparado para explicar em detalhes por que você escolheu dar um novo visual.

Além disso, minimize o risco de confusão do cliente, planejando e comunicando cuidadosamente o lançamento e apresentando a história por trás da nova marca.

Aqui no Instituto QualiBest estamos prontos para ajudar a sua empresa a obter as respostas certas para a gestão estratégica da marca, e além disso, combinamos ferramentas de pesquisa de mercado de forma criativa e inovadora, obtendo insights e recomendações certeiras.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato