O Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisa de mercado online, realizou um estudo com internautas brasileiros para entender como eles avaliaram o ano de 2023 e qual a expectativa para 2024 em relação à vida pessoal e à diferentes aspectos do país.

No geral pudemos perceber que há perspectiva de melhora em 2024 e para 91% dos entrevistados o ano deve ser positivo. Os internautas das gerações baby boomers e silenciosa avaliaram positivamente o ano de 2023. Para 2024, as expectativas também são boas para as gerações Y e Z, além das gerações mais velhas que mantém a positividade” explica Fábia Silveira, gerente de planejamento e atendimento do QualiBest.

O desempenho do Brasil neste ano tem boas perspectivas de melhora em todas as áreas com relação à avaliação de 2023, mas ainda há porcentagens significativas de avaliações negativas, principalmente na política, onde 48% dos entrevistados acreditam que o país terá um desempenho negativo nessa área. Já a saúde pública e a economia são as áreas que os internautas mais acreditam que irão melhorar em relação ao ano passado.

 

O brasileiro fez planejamento de metas e objetivos para 2024?

O estudo buscou também entender se o brasileiro traça metas e objetivos pessoais. 69% dos entrevistados afirmam que realizaram planejamentos para 2024, sendo que 35% fizeram planos apenas na cabeça e 34% colocaram no papel (mais força para a Geração Z). 22% dos entrevistados afirmam ter objetivos, mas não chegam a ser um planejamento, principalmente as gerações baby boomer e silenciosa. “Percebemos que quanto mais velhos, menos fazem planejamentos escritos e ficam só com objetivos”, complementa a executiva.

As áreas que os internautas brasileiros mais traçam planos e objetivos são as de trabalho/emprego (73%) e finanças (64%). Entre os que realizam planos profissionais, grande parte quer empreender.

“A vontade de empreender é maior para as classes mais baixas, que almejam independência financeira e veem no empreendedorismo essa oportunidade”, aponta Fábia.

Na área de finanças, 69% afirmam que querem guardar dinheiro e 86% têm intenção de começar a investir ou realizar novos investimentos.

“Vemos um interesse maior em finanças nas gerações mais jovens, que fazem principalmente planejamentos de compra de imóveis, enquanto os mais velhos vão no caminho oposto com intenção de vender seus bens”, cita Fábia.

Entre as outras áreas que os brasileiros costumam fazer planejamentos estão a de família/relacionamentos (55%), saúde (50%), lazer (44%) e educação (36%).

No campo de família e relacionamentos, casar é a maior meta e foi citada por 30% dos entrevistados. Na área de saúde, fazer mais exercícios, ter uma dieta mais saudável, reduzir o consumo de açúcar, sal e gorduras e emagrecer foram os planos mais citados.

As viagens para dentro do país, principalmente para os mais jovens, foram bastante mencionadas na área de lazer. A realização de cursos profissionalizantes e de idiomas são os principais planos para 2024 na área da educação e as áreas que os brasileiros têm maior pretensão de estudar esse ano são as de administração, saúde e marketing, sendo o formato online e o híbrido os preferidos para as aulas.

Faça o download do estudo, clicando aqui. Fale também sobre pesquisa de mercado com o Instituto QualiBest ou faça agora mesmo um orçamento online em nossa Calculadora Modular.

Sobre o Instituto QualiBest

Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson&Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, entre outros.