Qual é a melhor forma de conhecer e entender o ecossistema de um negócio, que engloba consumidores, fornecedores, concorrentes, distribuidores, entre outros pontos que vão determinar o grau de sucesso do seu produto ou serviço? Uma pesquisa. E quem melhor para opinar sobre a sua oferta do que quem a consome? O cliente, claro.

A questão então é qual abordagem usar para atingir esse cliente. Conforme o objetivo da pesquisa, a aplicação de um questionário online oferece diversas vantagens, já que facilita o diálogo e acompanha a curva de digitalização pela qual passa a maior parte dos consumidores.

Confira outros pontos fortes de uma pesquisa de mercado com questionário online:

  • Permite alcançar um maior número de respondentes em menos tempo
  • Maior conveniência para os participantes
  • Participante não sofre influência do pesquisador
  • Garantia de que todo o questionário será respondido, já que o participante só pode passar para a próxima pergunta após responder a anterior
  • Na maioria das vezes tem menor custo

Elaborar um questionário online que permita entender os principais desafios e oportunidades requer expertise, claro, mas não é uma tarefa impossível. A partir do momento em que se pode contar com um parceiro para direcionar os passos necessários, como os profissionais do Instituto Qualibest, é muito mais fácil encontrar as respostas necessárias para a tomada de decisões mais assertiva.

Conheça agora os 5 passos para criar um questionário online que irá oferecer mais conhecimento sobre o seu mercado:

1 – Defina os objetivos da pesquisa de mercado

Identifique exatamente o que você espera da pesquisa – subsídios para o lançamento de um novo produto/serviço, possibilidade de atingir novos nichos de mercado, medir a satisfação do cliente, identificar  os atributos que mais influenciam  na compra  (Ex.: preço,  qualidade etc) mapear hábitos de compra, determinar a força da marca, entre outros objetivos. Todas as perguntas deverão ser direcionadas para o problema que você quer resolver.

2 – Defina o público alvo

O seu público alvo é que vai definir o estilo das perguntas – mais ou menos informais, mais ou menos elaboradas, possibilidade de incluir perguntas de cunho pessoal. Você pode definir o público alvo baseado em gênero, faixa etária, renda, escolaridade, profissão, se já é cliente, se é cliente potencial, etc.

Um exemplo é segmentar o público alvo com base na seguinte amostra:

-Consumidores da classe A/B

-Com idade entre 18 e 25 anos

-Moradores de cidades com mais de XXX habitantes

3 – Elabore o questionário online

Em primeiro lugar, o questionário online pode conter perguntas fechadas, em escalas e abertas, quando o entrevistado pode discorrer sobre as suas impressões; fechadas, com respostas pré-estabelecidas, ou em escala, que atribui notas, entre outras. O principal é:

  • Colocar um texto de apresentação justificando o porquê e para que a pesquisa está sendo realizada
  • Fornecer instruções antes de iniciar o questionário online
  • Ser objetivo e deixar claro as perguntas de filtro no começo do questionário
  • Ser amigável para dispositivos moveis (smartphone e tablets)
  • Colocar no início as perguntas que captam o interesse do respondente
  • Limitar que o respondente volte para alterar respostas anteriores
  • Dar a opção de “finalizar o questionário depois”
  • Usar, sempre que possível, recursos interativos como “arrastes” de imagem
  • Atribuir numeração/nota (1 a 10) para obter respostas que detalhem o sentimento do participante
  • Optar por imagens quando for apresentar produtos e logotipos de empresas
  • Colocar um desfecho com agradecimento
  • Evitar que o questionário passe de 20 min

4 – Teste as perguntas – imparcialidade, ordem lógica

Após a elaboração das perguntas, é recomendado fazer um pré-teste de aplicação, identificando erros de interpretação e dificuldades na hora de responder. Também é preciso avaliar se as perguntas não intimidam ou conduzem, mesmo que de maneira sutil, as respostas. Esse passo é realizado com um pequeno grupo com as mesmas características do público alvo, oferecendo aos responsáveis pela pesquisa a capacidade de avaliar os riscos potenciais e fazer os ajustes necessários.

5 – Analise as respostas e gere relatórios

É hora de compilar as respostas, gerando dashboards amigáveis e intuitivos, análises mais completas e um storytelling que ajude na interpretação dos resultados que serão a base para a futura tomada de decisões ou planejamento de ações.

Após a aplicação do questionário online você deve ser capaz de responder as perguntas que originaram a sua pesquisa.

Gostaria de realizar uma pesquisa de mercado online? Converse com um especialista QualiBest.